Conselhos Municipais e Redes de Política: uma análise das redes sociais dos conselheiros da cidade de Campinas/SP
PDF

Palavras-chave

Participação
Conselhos municipais
Análise de redes sociais

Como Citar

RAMOS, Caroline; ROMAO, Wagner. Conselhos Municipais e Redes de Política: uma análise das redes sociais dos conselheiros da cidade de Campinas/SP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192112. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2112. Acesso em: 7 dez. 2025.

Resumo

Desde a ampliação dos espaços institucionais de participação por meio da Constituição de 1988, muitos estudos têm sido realizados a respeito dos conselhos gestores de políticas públicas, sejam eles no âmbito municipal, estadual ou federal. Os conselhos se constituem, para além de uma mudança do ponto de vista constitucional e de uma ampliação da participação institucional da sociedade civil, enquanto um lócus político permeado de relações sociais. Dessa forma, a pesquisa aqui referida tem por objetivo compreender quem são os conselheiros na cidade de Campinas/SP na atualidade (2018-2019), estabelecendo um perfil sociopolítico desses indivíduos, de modo que nos permita saber os vínculos dos mesmos com partidos políticos, outras formas de atuação política e acesso a mecanismos de controle social sobre os governos. A partir dos dados extraídos desse perfil, buscamos elaborar a rede de políticas dos conselheiros municipais, por meio da análise de redes sociais (ARS) estabelecidas entre estes e os atores estatais externos ao conselho.

PDF

Referências

FUKS, M.; PERISSINOTTO, R. M. & SOUZA, N. R. (orgs.). 2004. Democracia e participação: os conselhos gestores do Paraná. Curitiba: UFPR.

ROMÃO, W. 2011. Conselheiros do Orçamento Participativo nas franjas da sociedade política. Lua Nova, nº 84, p. 219-244.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP