Escolas com propostas pedagógicas não tradicionais: elementos e características apontados nos seus projetos político-pedagógicos
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Palavras-chave

Propostas pedagógicas não tradicionais
Projeto político-pedagógico
Formação inicial e continuada de professores

Como Citar

TAKAHACHI, Victoria; ARAGAO, Ana de; FRANÇA, Raul. Escolas com propostas pedagógicas não tradicionais: elementos e características apontados nos seus projetos político-pedagógicos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192193. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2193. Acesso em: 7 dez. 2025.

Resumo

A pesquisa aqui apresentada é parte de um estudo maior (Tese de Doutorado) que tem a sua estrutura baseada no conceito de escola não tradicional. A fim de compreender os processos de transformação e mudanças da escola que ocorrem atualmente em escolas públicas brasileiras que adotam propostas pedagógicas inovadoras. Assim, temos o objetivo de analisar os projetos político-pedagógicos das instituições, identificando como estão configurados neles os elementos constitutivos do modelo escolar (tempo, espaço, relações com o saber e relações de poder), bem como examinar criticamente as características afirmadas como inovadoras. O levantamento das escolas foi feito a partir do mapeamento realizado pelo Ministério da Educação – MEC, que hoje se encontra disponível apenas na página do Movimento de Inovação na Educação, e foram escolhidas pelo critério de proximidade geográfica da cidade de Campinas. Utilizando como procedimento a pesquisa documental, os projetos político-pedagógicos foram obtidos a partir de solicitações diretas a escola e/ou via internet; os documentos foram analisados a partir da abordagem do paradigma indiciário.

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Referências

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GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo, Companhia das Letras, 2009.

WISNIVESKY, M. Psicologia e formação docente: indícios de uma relação, 2003. Dissertação de Mestrado (Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas – SP, 2003.

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