Resumo
A pesquisa aqui apresentada é parte de um estudo maior (Tese de Doutorado) que tem a sua estrutura baseada no conceito de escola não tradicional. A fim de compreender os processos de transformação e mudanças da escola que ocorrem atualmente em escolas públicas brasileiras que adotam propostas pedagógicas inovadoras. Assim, temos o objetivo de analisar os projetos político-pedagógicos das instituições, identificando como estão configurados neles os elementos constitutivos do modelo escolar (tempo, espaço, relações com o saber e relações de poder), bem como examinar criticamente as características afirmadas como inovadoras. O levantamento das escolas foi feito a partir do mapeamento realizado pelo Ministério da Educação – MEC, que hoje se encontra disponível apenas na página do Movimento de Inovação na Educação, e foram escolhidas pelo critério de proximidade geográfica da cidade de Campinas. Utilizando como procedimento a pesquisa documental, os projetos político-pedagógicos foram obtidos a partir de solicitações diretas a escola e/ou via internet; os documentos foram analisados a partir da abordagem do paradigma indiciário.
Referências
BARRERA, T. G. da S. O movimento brasileiro de renovação educacional no início do Século XXI. Tese de doutorado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo,2016.
GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo, Companhia das Letras, 2009.
WISNIVESKY, M. Psicologia e formação docente: indícios de uma relação, 2003. Dissertação de Mestrado (Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas – SP, 2003.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP