Impactos esclerométricos em viga de madeira disposta em diferentes condições de apoio
PDF

Palavras-chave

Ensaios não destrutivos
Dureza da madeira
Madeira serrada

Como Citar

DELDOTTI, Leonardo; SORIANO, Julio; MARTINS, Ingrid. Impactos esclerométricos em viga de madeira disposta em diferentes condições de apoio. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192239. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2239. Acesso em: 8 dez. 2025.

Resumo

Este trabalho visou a análise da influencia das condições de apoio de uma viga de madeira submetida a impactos esclerométricos. A peça da espécie Garapa (Apuleia leiocarpa), com seção transversal de 6 cm x 16 cm, foi disposta na condição de apoio contínuo e de viga biapoiada. Para análise dos resultados aplicou-se o teste de tukey a 95% de confiança. Houve diferença estatística num único segmento da viga sob apoio contínuo, mostrando a hetrerogeneidade para uma pequena região da peça. Para a condição de viga biapoiada, ao longo de todo o comprimento, não houve diferenças significaticas dos resultados. A análise estatistica dos resultados considerando-se as duas condições de apoio mostram que única diferença registrada não foi decorrente das condições do apoio.

PDF

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS -ABNT. NBR 7190: Projeto de estruturas de madeira. Rio de Janeiro, ABNT, 1997.

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS, ASTM C805 / C805M-13A, Standard test method for rebound number of hardened concrete, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2013.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP