Resumo
Tal pesquisa propôs refletir sobre a atribuição do conceito de feminilidade à obra da artista francesa Marie Laurencin a partir da análise do quadro “Guitarrista e Duas Figuras Femininas”, pintado por ela no ano de 1934, doado pelo Banco Hipotecário Lar Brasileiro S.A. ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand em 1947, e desde então pertencente ao seu acervo. Apesar de ser a única da artista presente no Masp, a obra em questão permite desvendar características da produção de Laurencin que revelam suas tendências pictóricas, temáticas, interesses e objetivos dentro da pintura, assim como sua inserção nas vanguardas modernistas, tanto no que tange aproximações com outros pintores quanto à sua originalidade e qualidades próprias. Além disso, propôs-se um estudo sobre o quadro que o contextualize dentro do acervo do Masp, tal como no trabalho de Marie Laurencin, de modo a problematizar, a partir dele, a definição de arte feminina, historicamente atribuída à artista.
Referências
LAURENCIN, Marie. Le carnet des nuits. Genève: P. Cailler, 1956. 98p., il. (Collection ecrits et documents de peintres, 1).

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP
