Vantagens e desvantagens dos sistemas 4x2 com infiltração e 5x1 do voleibol e suas consequências
PDF

Palavras-chave

Voleibol
Sistemas táticos
Pedagogia do esporte

Como Citar

FERREIRA, Sofia; SCAGLIA, Alcides; COSTA, Roberto. Vantagens e desvantagens dos sistemas 4x2 com infiltração e 5x1 do voleibol e suas consequências. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192306. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2306. Acesso em: 10 dez. 2025.

Resumo

No voleibol os sistemas táticos dentro do jogo demonstram ter uma grande influência nos resultados das partidas. O presente estudo busca estabelecer as vantagens e desvantagens do sistema 4X2 com infiltração e 5X1 na visão de treinadores, para entender o que gera maior benefício para as equipes, se há preferência por um determinado sistema e possíveis consequências. A pesquisa qualitativa de caráter exploratória com 23 treinadores nacionais e internacionais teve como principais resultados a relação de unidades significativas diretamente inerentes aos sistemas, são elas : ataque, levantador, formação de atleta, defesa e especialização. De forma conclusiva, o estudo proporciona trazer um leque de informações que possibilitam a relação do uso maciço do sistema 5X1 principalmente pela presença do oposto; a relação dos atletas com um só levantador - ditador do ritmo - e a formação de atletas ainda realizada de forma tradicional.

PDF

Referências

BARDIN, I. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 1994. 226 p.

Werner, P.; Thorpe, R.; Bunker, D. (1996). Teaching games for understanding: evolution of a model. Journal of Physical Education Recreation and Dance.

CÉSAR, B.; MESQUITA, I. Caracterização do ataque do jogador oposto em função do complexo do jogo, do tempo e do efeito do ataque: estudo aplicado no voleibol feminino de elite. Rev. Bras. Educ. Fís, Esp., São Paulo, v.20, n.1. p. 59-69, jan/mar 2006.

MACIEL, R. N.; MORALES, A. P.; BARCELOS, J. L.; NUNES, W. J.; AZEVEDO, M. M. A.; SILVA, V. F. Relação entre tempo de reação e função específica em jogadores de voleibol. Fit & Perf. Journal, v. 8, n. 6, nov/dez 2009.

Werner, P.; Thorpe, R.; Bunker, D. (1996). Teaching games for understanding: evolution of a model. Journal of Physical Education Recreation and Dance.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP