Banner Portal
Foi a burguesia brasileira interna? : política externa, luta de classes e tensões interburguesas de escala nos governos do PT
PDF (Portuguese)

Keywords

Frações burguesas
Burguesia interna
Tensões interburguesas de escala
Capital-imperialismo
Política externa

Métricas

How to Cite

KANAAN, Gabriel Lecznieski. Foi a burguesia brasileira interna? : política externa, luta de classes e tensões interburguesas de escala nos governos do PT. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, v. 16, n. 00, p. e022013, 2022. DOI: 10.20396/cemarx.v16i00.17400. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/17400. Acesso em: 25 jan. 2026.

Abstract

Este texto propõe algumas questões sobre o uso do conceito de burguesia interna para a análise do bloco no poder nos governos petistas. Partimos da teoria poulantziana para pensar a reprodução interiorizada e induzida do capital-imperialismo nas formações sociais dependentes através da atuação de aparelhos de hegemonia que operam associando a burguesia brasileira à estadunidense. Especificamente, investigamos as movimentações e posicionamentos da burguesia brasileira em relação à política externa e às reformas neoliberais nos governos do PT. Para isso, utilizamos como fonte o arquivo de telegramas enviados pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil para Washington e vazados pela WikiLeaks. A partir disso, observamos, ao contrário do esperado de uma burguesia interna neodesenvolvimentista, 1) a formação de consensos burgueses em favor da aproximação ao capital-imperialismo estadunidense e contra as políticas de coalizões sul-sul e de protecionismo da indústria e dos recursos naturais estratégicos, e 2) a unidade do conjunto burguês em torno do ajuste fiscal e da desestatização. Por fim, debatemos a centralidade das tensões entre as diferentes escalas de concentração e centralização do capital (isto é, entre o capital monopolista e o não-monopolista) para analisar os fracionamentos burgueses no período.

PDF (Portuguese)

References

AMCHAM & CNI. Acordo para evitar a dupla tributação entre o Brasil e os Estados Unidos: caminhos para uma possível convergência.

APEMEC. As leis brasileiras e a corrupção internacional. 16 mar. 2015.

Atlantic Council & APEX Brasil. Comércio e investimentos Brasil-EUA: aprofundando as relações econômicas bilaterais. mar. 2020.

FIERGS. Balanço 2016 e perspectivas 2017 para economia. dez. 2016.

BOITO, Armando. Reforma e crise política no Brasil: os conflitos de classe nos governos do PT. Editora Unicamp, 2018.

BOITO, Armando. O uso do conceito de fração burguesa na análise da atuação política do empresariado e a burguesia interna no período atual. In: CAMPOS, Pedro & BRANDÃO, Rafael. Dimensões do empresariado brasileiro. Editora Consequência, 2019.

BOITO, Armando. Dilma, Temer, Bolsonaro: crise, ruptura e tendências na política brasileira. Editora Phillos, 2020.

BRAGA, Felipe. A burguesia industrial na crise do governo Dilma. Em VALLE, André & NARCISO, Pedro. A burguesia brasileira em ação: de Lula a Bolsonaro. Enunciado Publicações, 2021.

CHICOLA, Philip. Boicote de soja na região amazônica. Embaixada dos EUA em Brasília, 28 de julho de 2006.

COELHO, Eurelino. Derrotas recorrentes, ideias persistentes: exame de uma hipótese sobre os governos Lula-Dilma à luz do golpe e da eleição de Bolsonaro. In: SILVA, Carla & OLIVEIRA, Ângela. Direitos, democracia e lutas sociais em tempos de crise. FCM, 2020.

CNI. Comunicado à nação. 17 de março de 2016.

CFR. Global Brazil and U.S.-Brazil Relations. Council on Foreign Relations, 12 de julho de 2011.

DREIFUSS, René. A internacional capitalista: estratégia e táticas do empresariado transnacional (1918-1986). Editora Espaço e Tempo, 1986.

FERREIRA, Mariana. O agronegócio da soja e a indústria têxtil frente a política externa brasileira para a China (2003-2010). Em VALLE, André & NARCISO, Pedro. A burguesia brasileira em ação: de Lula a Bolsonaro. Enunciado Publicações, 2021.

FIERGS. Balanço 2015 & Perspectivas 2016.

FIERGS. Balanço 2016 & Perspectivas 2017.

FONTES, Virgínia. Um processo de direitização significa imposição do medo à maioria da população. 17 de março de 2016.

FONTES, Virgínia. Dirigimo-nos para um governo chantagista que vai implantar o programa da grande rapinagem. Correio da Cidadania, 28 de abril de 2016.

FONTES, Virgínia. Diretas Já são muito pouco diante das nossas necessidades. Correio da Cidadania, 7 de junho de 2017.

FONTES, Virgínia. O capital, frações, tensões e composições. Em CAMPOS, Pedro & BRANDÃO, Rafael. Dimensões do empresariado brasileiro, 2019.

MACIEL, Alice. Como as federações empresariais se articularam pelo impeachment. Agência Pública, 25 de agosto de 2016.

McMULLEN. Brasil: associações industriais e comerciais pressionam por maior colaboração Brasil – Estados Unidos. Consulado dos EUA em São Paulo, 27 de março de 2007.

McMULLEN. Oportunidades perdidas: empresários paulistas falam sobre a ineficiência econômica do governo brasileiro. Consulado dos EUA em São Paulo, 19 de abril de 2006.

MENDONÇA, Sônia. Estado e hegemonia do agronegócio no Brasil. Revista História & Perspectivas, v. 1, n° 3233, 2005.

NARCISO, Pedro. O pré-sal e a burguesia no segundo governo Lula. Em VALLE, André & NARCISO, Pedro. A burguesia brasileira em ação: de Lula a Bolsonaro. Enunciado Publicações, 2021.

ONU. Integridade no setor de construção: discutindo dilemas e propondo soluções para o mercado. Maio de 2018.

CONSTRUCT. Perspectivas para o setor de construção civil em 2017. 21 de dezembro de 2016.

VALOR ECONÔMICO. Por um bom plano, país está disposto a sacrifício, afirma Wongtschowski. 18 de dezembro de 2015.

PARAIZO, Maria. O fracionamento de classes no interior do agronegócio e os governos neodesenvolvimentistas. In: VALLE, André & NARCISO, Pedro. A burguesia brasileira em ação: de Lula a Bolsonaro. Enunciado Publicações, 2021.

POULANTZAS, Nicos. As classes sociais no capitalismo de hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

POULANTZAS, Nicos. A Crise Das Ditaduras: Portugal, Grécia, Espanha. 1975.

VALLE, André & NARCISO, Pedro. Introdução. Em VALLE, André & NARCISO, Pedro. A burguesia brasileira em ação: de Lula a Bolsonaro. Enunciado Publicações, 2021.

VAZQUEZ, João. Grupos financeiros, entidades de representação de classe e seus posicionamentos sobre a nova matriz econômica do primeiro governo Dilma Rousseff (2011-2014). In: VALLE, André & NARCISO, Pedro. A burguesia brasileira em ação: de Lula a Bolsonaro. Enunciado Publicações, 2021.

WHITE. Setor privado otimista para economia brasileira em 2010. Consulado dos EUA em São Paulo, 11 jan. 2010.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Gabriel Lecznieski Kanaan

Downloads

Download data is not yet available.