Banner Portal

Notícias

DOSSIÊ ANÁLISES MARXISTAS SOBRE A CHINA: A TRANSIÇÃO NO CENTRO DO DEBATE

novembro 17, 2025

A China ocupa, nas últimas décadas, um lugar central nas produções contemporâneas das Ciências Humanas e Sociais. As múltiplas interpretações sobre as profundas transformações que marcaram sua trajetória têm resultado em disputas teóricas em torno da caracterização das dinâmicas socioeconômicas e sociopolíticas chinesas, em nível doméstico e em nível internacional.

Nesse contexto, destaca-se também a crescente centralidade da China nas relações com os países da América Latina e do Caribe. As relações sino-latino-americanas e sino-brasileiras configuram um objeto de pesquisa recorrente tanto nas produções recentes da região quanto nas produções nacionais, refletindo distintas abordagens e divergências interpretativas.

Tais disputas não ocorrem apenas entre autores e pesquisadores que partem de perspectivas teóricas divergentes, mas também é observada entre autores que reivindicam a mesma tradição teórica. Neste contexto, as análises marxistas sobre a China não estão isentas de polêmicas e discordâncias, especialmente porque o marxismo é composto por uma diversidade de correntes teóricas.

Levando em consideração a pluralidade de interpretações marxistas acerca de temáticas que versam sobre ou circunscrevem temas referentes à China, reconhecemos a necessidade de gestar espaços para a publicização de pesquisas e ideias sobre a China e suas especificidades que foram desenvolvidas a partir de perspectivas marxistas. Nesse sentido, é com muita satisfação que a Revista Cadernos Cemarx lança a chamada para o Dossiê “Análises Marxistas sobre a China: a transição no centro do debate”, que visa
abarcar pesquisas que abordam diferentes aspectos históricos, econômicos, culturais, políticos e sociais da China moderna e sua inserção internacional no mundo contemporâneo a partir do referencial teórico marxista. Para isso, convidamos professores, pesquisadores de pós- graduação, militantes partidários, de movimentos sociais ou ativistas a submeterem artigos sobre a China ou sobre fenômenos que a envolvem; resenhas de livros; entrevistas e

traduções de textos estrangeiros que tangenciam os temas abordados pelo dossiê. A data limite para o envio de propostas é 30 de Setembro de 2026 (30/09/2026).

Espera-se que os artigos enviados enquadrem-se nos seguintes eixos temáticos:

Saiba mais sobre DOSSIÊ ANÁLISES MARXISTAS SOBRE A CHINA: A TRANSIÇÃO NO CENTRO DO DEBATE