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A canção popular, a pesquisa folclórica e o legado preservacionista: Elsie Houston e o documentário sonoro
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Palavras-chave

Canção popular
Elsie Houston
Folclore
Documentário sonoro

Como Citar

LEMOS JUNIOR, Urbano; GOSCIOLA, Vicente. A canção popular, a pesquisa folclórica e o legado preservacionista: Elsie Houston e o documentário sonoro. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e021001, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.14880. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14880. Acesso em: 26 out. 2025.

Resumo

O artigo resgata uma importante referência na pesquisa de campo e na gravação de canções de origem popular. Na década de 1920, a carioca Elsie Houston sistematizou seu trabalho em busca da brasilidade musical a partir da herança indígena, africana e ibérica. Neste sentido, o objetivo do estudo é resgatar o espólio preservacionista deixado pela musicista e destacar a relevância de Elsie para os estudos sobre música, identidade e cultura.  Além da coleta de canções populares que estariam sob risco de desaparecimento, Elsie registrou em uma publicação científica 42 canções de diferentes regiões do Brasil, mostrando o timbre, a pronúncia e as intenções das músicas. Deste modo, a metodologia do artigo analisa as convergências do legado da pesquisadora a partir das teorias sobre documentário. Para tanto, o estudo recorre aos escritos de Penafria (2004), Nicholls (2012) e Ramos (2001 e 2013) para uma aproximação e ampliação dos conceitos sobre o registro criativo do encontro com o outro.

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