Banner Portal
Dossiê artes em festas: corpos em movimento
Imagem da capa de revista com título no canto superior esquerdo. Abaixo do título, estão presentes informações sobre ISSN, volume e número da edição. No centro da imagem, há 5 figuras de pessoas vestindo vestidos vermelhos, em diferentes posições de dança, com os braços em movimento. O fundo é branco, destacando a vibrante coreografia das figuras em destaque.
PDF

Palavras-chave

Arte
Festa
Antropologia

Métricas

Como Citar

GODOY, Adriano Santos; BLANCO, Lis Furlani. Dossiê artes em festas: corpos em movimento. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 8–14, 2018. DOI: 10.20396/proa.v8i2.17578. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17578. Acesso em: 8 dez. 2025.

Resumo

Na edição abreviada de O Ramo de Ouro de Georges Frazer (1982), a palavra festaaparece cento e setenta e seis vezes, como tradução da palavra feast. No grande clássico antropológico são abordadas as festas dos fogos, do feijão, dos tolos, de Ano-Novo, da Virgem Diana, do solstício, de pentecostes, de El-Bugat, de Ta-Uz, de Saturno, Nossa Senhora da Conceição e dos talos de trigo, isso só para citar algumas delas. Buscando paralelos entre os eventos, a partir de algumas similaridades no tempo e no espaço, a metodologia e análise empregadas pelo antropólogo são hoje questionadas. Na introdução da obra, na edição de língua inglesa, é Mary Douglas quem alerta ao risco de uma leitura que se atente à coleção de fatos curiosos, e não ao fio analítico que a conduz com precisão. Já na introdução de Darcy Ribeiro, na edição brasileira, o destaque se dá em relação ao seu valor artístico enquanto obra literária. Contudo, não há dúvidas da influência que essa obra produziu no campo de pesquisas interessadas em festas e no que elas podem dizer sobre a magia, a ciência e a religião.

PDF

Referências

BATAILLE, Georges. Teoria da Religião. São Paulo: Editora Ática, 1993.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Prece e folia: festa e romaria. Aparecida: Idéias & Letras, 2010.

FRAZER, James. O Ramo de Ouro. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

GELL, Alfred. Art and Agency. Oxford: The Clarendon Press, 1998.

GODOY, Adriano S.; BLANCO, Lis F.; ILHÉO, Mariana C.; CÉSAR, Rafael N.; CARAVITA, Rodrigo I. Coisa de congada: um relato a dez mãos. PROA: revista de antropologia e arte, n. 8, vol. 2, p. 233-255, 2018.

MENEZES, Renata C.. Celebrando São Besso ou o que Robert Hertz e a Escola Francesa de Sociologia têm a nos dizer sobre festas, rituais e simbolismo. Religião & Sociedade, vol. 29, n. 1, p. 179-199, 2009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Adriano Santos Godoy, Lis Furlani Blanco

Downloads

Download data is not yet available.