Banner Portal
"Movimento dos barcos": arte engajada, tropicalismo e contracultura por José Carlos Capinan
Imagem da capa de revista com título no canto superior esquerdo. Abaixo do título, estão presentes informações sobre ISSN, volume e número da edição. No centro da imagem, há 5 figuras de pessoas vestindo vestidos vermelhos, em diferentes posições de dança, com os braços em movimento. O fundo é branco, destacando a vibrante coreografia das figuras em destaque.
PDF

Palavras-chave

José Carlos Capinan
Arte engajada
Tropicalismo
Contracultura

Métricas

Como Citar

DINIZ, Sheyla Castro. "Movimento dos barcos": arte engajada, tropicalismo e contracultura por José Carlos Capinan. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 257–278, 2018. DOI: 10.20396/proa.v8i2.17599. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17599. Acesso em: 12 nov. 2025.

Resumo

Poeta e, sobretudo, autor de letras emblemáticas de nosso cancioneiro popular, José Carlos Capinan teve um papel importante, tanto para a chamada “canção de protesto” dos anos 1960 quanto para o seu contraponto, o Tropicalismo, assinando ainda canções contraculturais do início da década de 1970. A atuação de nosso artista nessas frentes – atuação que, contudo, é bem mais plural e não circunscrita àquela época – é assunto desta entrevista, realizada em janeiro de 2016, em Salvador. Conflitos, impasses individuais e geracionais, bem como transformações da sociedade brasileira em tempos de ditadura, são abordados sob a ótica de Capinan. Espera-se, com a disponibilização deste material, contribuir para pesquisas sobre a música popular brasileira de meados do século XX.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Sheyla Castro Diniz

Downloads

Download data is not yet available.