Banner Portal
Reflexões e possibilidades para uma autonomia estética da improvisação brasileira
Uma foto de pés descalços com adornos de conchas nos tornozelos em meio a areia, com a marca da revista exibida na parte inferior central da imagem.
PDF

Palavras-chave

Debate
Música
Improvisação

Métricas

Como Citar

DEL PINO, Ramon. Reflexões e possibilidades para uma autonomia estética da improvisação brasileira. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 286–309, 2020. DOI: 10.20396/proa.v10i1.17616. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17616. Acesso em: 25 jan. 2026.

Resumo

O presente debate foi realizado com o intuito de refletir e discutir acerca da improvisação brasileira, principalmente suas particularidades e possibilidades de autonomia estética. Essa discussão tem estreita relação com meu projeto de doutorado em andamento desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Música da Unicamp, sendo esta uma das motivações que me levaram a realização desse diálogo. Investigo a improvisação brasileira enquanto prática decolonial, autônoma e particular, tencionando desvelar suas “representações”, nos termos de Hall, e seus aspectos musicais.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Ramón Del Pino

Downloads

Download data is not yet available.