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Sons e ruídos de um futuro negro: uma chave de leitura para o poder destrutitvo da música em Space is the Place
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Palavras-chave

Cinema
Afrofuturismo
Musicar
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Como Citar

CÓRDOVA, Vinícius Teles. Sons e ruídos de um futuro negro: uma chave de leitura para o poder destrutitvo da música em Space is the Place. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e025019, 2025. DOI: 10.20396/proa.v15i00.18374. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/18374. Acesso em: 9 dez. 2025.

Resumo

O presente artigo busca discutir como a centralidade do olhar na cultura ocidental é manifesta no audiovisual, a partir de uma hierarquia encabeçada pela imagem que faz dos diversos tipos de som um complemento passivo. O apontamento desta hierarquia ocorre por meio da discussão visual e sonora feita no filme Space is the place (1974) onde as fronteiras entre música e barulho são rompidas, assim como ocorre um questionamento da centralidade da imagem na narrativa do audiovisual.

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