Apresentação
A Revista de História da Arte e da Cultura (RHAC) é uma publicação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas e uma iniciativa do Centro de História da Arte e Arqueologia (CHAA), desta universidade. Seu principal objetivo é promover um contínuo desenvolvimento da História da Arte e da Cultura no Brasil, relacionando-as com a produção internacional da área.
A Revista de História da Arte e da Cultura é a continuação natural da Revista de História da Arte e Arqueologia (RHAA), que em seus 24 números, entre 1994 e 2015, tornou-se referência das revistas científicas brasileiras na área, além de ser a primeira a tratar as duas disciplinas de modo correlato. O objetivo da nova RHAC é continuar com excelência o trabalho, adequando-se às novas necessidades e determinações dos padrões internacionais das revistas acadêmicas.
Primeiro a Revista de História da Arte e Arqueologia e agora a Revista de História da Arte e da Cultura são partícipes do crescente interesse na disciplina, que no departamento de História da Universidade Estadual de Campinas cristaliza-se com a área de concentração em História da Arte e suas linhas de pesquisas. Este periódico afirma o compromisso com a área e sua divulgação em um cenário internacional. Sua publicação online e gratuita garante uma irrestrita visualização a todos os interessados na disciplina.
Foco e escopo
A Revista de História da Arte e da Cultura tem por objetivo a publicação e divulgação da produção acadêmica na área de História da Arte e da Cultura. Abrange textos voltados particularmente à reflexão sobre a visualidade, em suas conexões com o campo cultural. A publicação de trabalhos em português, inglês, francês, italiano e espanhol facilita o acesso a leitores brasileiros e estrangeiros. Publica inéditos de especialistas nacionais e estrangeiros nas seguintes modalidades: artigos, resenhas, entrevistas e transcrições de documentos. Propostas para dossiês podem ser encaminhadas para aprovação no conselho.
Processo de Avaliação
Todas as submissões são recebidas pela Equipe Editorial, que verifica a sua adequação às diretrizes da revista. Nesse processo, os textos passam por uma avaliação de detecção de plágio através do software Turnitin, cujo Relatório de Similaridade provirá informações complementares para a verificação da originalidade do manuscrito. Atendidos os critérios estabelecidos, as submissões são encaminhadas aos Editores, que avaliam a pertinência do texto ao escopo e qualidade da revista, decidindo se ele deve ser enviado para avaliação de especialistas ou recusado. No primeiro caso, são eleitos dois pareceristas ad hoc, em sistema duplo-cego de avaliação por pares. Os pareceristas preenchem um formulário de avaliação e apontam suas decisões: Aceitar, Revisões obrigatórias ou Recusar. Em caso de divergência entre os pareceres, cabe aos Editores a decisão final, a solicitação de um terceiro parecerista ou ainda o encaminhamento para uma nova rodada de avaliações após o envio revisado pelo autor.
Nos últimos dois anos (2023-2025), o tempo médio de avaliação de submissões foi de cerca de 60 dias para a Primeira Decisão Editorial e de 90 dias no caso de avaliação por pareceristas. Nesse período, a Taxa de Aceitação de submissões recebidas foi de 18%.
Periodicidade
A Revista de História da Arte e da Cultura publica duas vezes ao ano, no final de junho e de dezembro, com periodicidade semestral. A submissão de artigos ocorre em fluxo contínuo.