A Revista de História da Arte e da Cultura (RHAC) adota os Princípios de Transparência e Boas Práticas na Publicação Acadêmica, conforme estabelecidos pelo COPE, e o Código de Boas Práticas Científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Em especial, a RHAC observa os seguintes princípios éticos e de transparência:
Website
O site da revista, incluindo seus textos, demonstra claramente o cuidado dedicado à manutenção de elevados padrões éticos e profissionais. Não contém informações que possam induzir leitores ou autores ao erro. Apresenta de forma clara os critérios de avaliação para publicação, incluindo os critérios de autoria (por exemplo, a revista não aceita submissões múltiplas ou publicações redundantes). O ISSN da revista é exibido de forma visível tanto no site quanto em cada artigo publicado.
Nome da Revista
Revista de História da Arte e da Cultura (RHAC) é um nome exclusivo, que não pode ser facilmente confundido com o de outra revista nem induz autores ou leitores em erro quanto à origem da publicação ou sua vinculação a outros periódicos.
Política e Processo de Avaliação por Pares
É indicado de forma clara no conteúdo da RHAC que se trata de uma revista com avaliação por pares. O processo de avaliação, assim como todas as políticas e procedimentos relacionados, estão descritos no site da revista, incluindo o método de revisão adotado. A RHAC assegura a confidencialidade e o sigilo sobre o seu processo editorial, preservando a identidade de autores e avaliadores durante o fluxo de avaliação. Seus pareceristas são encorajados a descrever quaisquer conflitos de interesse antes da avaliação de manuscritos. Não há garantias de aceitação de manuscritos nem prazos muito curtos para avaliação.
Autoria
Os critérios de autoria são claramente indicados no site da revista. A RHAC reconhece como autores apenas os pesquisadores que tenham participado de forma efetiva e intelectual no desenvolvimento do trabalho; solicita aos autores de trabalhos submetidos que se comprometam a garantir a originalidade de seus manuscritos, declarando que estes não estão sendo avaliados simultaneamente por outros periódicos, e exige a devida citação e referência a fontes, imagens, trechos textuais e ideias de outras obras e/ou autores, conforme as normas bibliográficas da revista, prezando pela clareza, precisão e acessibilidade das informações utilizadas. Em casos de necessidade de retratação ou errata dos artigos publicados, os autores podem encaminhar seus pedidos para consideração dos editores diretamente através do e-mail da revista.
Propriedade e Gestão
As informações sobre a propriedade e a gestão da RHAC estão claramente indicadas no site da revista, assegurando que não haja equívocos quanto à natureza de sua administração.
Corpo Editorial
A RHAC conta com um conselho editorial composto por especialistas reconhecidos nas áreas temáticas abrangidas pela revista. Os nomes completos e as respectivas afiliações institucionais dos membros do conselho estão disponíveis no site.
Equipe Editorial / Informações de Contato
A RHAC disponibiliza no site os nomes completos e as afiliações institucionais de seus editores, bem como as informações de contato da editoria, incluindo endereço completo.
Direitos Autorais e Licenciamento
A política de direitos autorais está claramente exposta no site da revista, e o titular dos direitos autorais é mencionado em todos os artigos publicados. Da mesma forma, as informações sobre licenciamento estão descritas de modo claro no site da RHAC. Os autores podem publicar sob uma licença Creative Commons (CC), cujos requisitos específicos estão explicitados. As políticas para depósito de versões finais ou artigos publicados em repositórios de terceiros também estão claramente definidas.
Taxas para Autores
A RHAC não cobra quaisquer taxas de submissão, processamento ou publicação de artigos.
Processo de Identificação e Tratamento de Alegações de Má Conduta Científica
Os editores da RHAC comprometem-se a adotar as medidas cabíveis para identificar e evitar a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta científica, como plágio, manipulação de citações ou falsificação/fabricação de dados, entre outras. Em nenhuma hipótese a RHAC ou seus editores incentivam ou toleram práticas desse tipo. O recurso ao software Turnitin, conforme definido pela política de avaliação da revista, é um dos meios de combate a essas práticas. Caso a equipe editorial ou a instituição responsável pela publicação tome conhecimento de alguma alegação de má conduta relacionada a um artigo publicado, compromete-se a conduzir a apuração de acordo com as boas práticas internacionais. Alegações do gênero devem ser tratadas diretamente através do e-mail oficial da revista.
Ética na Publicação
A RHAC possui políticas detalhadas sobre ética na publicação. Essas políticas estão visíveis em seu site e abrangem: i) critérios de autoria; ii) procedimentos para tratamento de reclamações e apelações; iii) políticas sobre conflitos de interesse; iv) diretrizes para compartilhamento de dados e reprodutibilidade; v) supervisão ética; vi) política sobre propriedade intelectual; e vii) possibilidades de discussão e correções pós-publicação.
Periodicidade
A periodicidade da publicação da RHAC está claramente indicada.
Acesso
A revista e seus artigos estão disponíveis em acesso aberto, de forma gratuita para os leitores, conforme explicitado no site.
Publicidade
A RHAC não publica nenhum tipo de material publicitário.
Marketing Direto
Qualquer atividade de marketing direto, incluindo convites para submissão de artigos, realizada em nome da RHAC, é adequada, direcionada corretamente e não invasiva. As informações fornecidas sobre a revista e sua editora são verídicas e não enganosas para autores ou leitores. Tais atividades são geralmente realizadas por meio do perfil público da revista no Instagram (@rhac.unicamp), por exemplo.