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Caminhar perguntando: a “pedagogia integral” zapatista
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Palavras-chave

movimento zapatista; educação autônoma; luta indígena; imaginação conceitual; cosmopolítica.

Como Citar

CECCON VOMERO, Maria Fernanda. Caminhar perguntando: a “pedagogia integral” zapatista. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e025003, 2025. DOI: 10.20396/maloca.v8i00.20401. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/maloca/article/view/20401. Acesso em: 22 out. 2025.

Resumo

Em Um mundo onde caibam muitos mundos: educação descolonizadora e revolução zapatista, a antropóloga e educadora popular Ana Paula Morel relata suas experiências com comunidades zapatistas a fim de refletir sobre os princípios da educação autônoma. Na concepção zapatista, que se sustenta nos saberes e nas práticas indígenas maya, tudo está em relação: o aprendizado da língua, a lida com a terra e a escuta de todas as formas de vida.

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Referências

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