Resumo
Esta resenha de A escola da reconquista, obra de Mestra Mayá, apresenta passagens importantes acerca do “caminhar” seguido por ela junto ao seu povo Pataxó Hã hã hãe, a partir do qual foi criada uma escola com proposta pedagógica enraizada nos processos de luta por retomada e (re)conhecimento do território. Nesse sentido, a ancestralidade e a espiritualidade se apresentam como força dos Pataxó Hã-hã-hãe, que orientados pela escuta da terra através da memória, dos Encantados e dos sonhos, recriam espaços de enfrentamento à colonialidade. Seguimos os passos das memórias contadas e cantadas que reconstituem o caminho pela retomada do território, que é também retomada da narrativa de si, por autoafirmação e autorrepresentação. Com essa obra, consideramos, por fim, o legado dos Pataxó Hã hã hãe com suas memórias, saberes, sentires e tecnologias como dimensões constitutivas do território escola, acionadas contra o genocídio, o apagamento, o epistemicídio.
Referências
ANDRADE, Maria Muniz de (Mayá). A escola da reconquista. Organizado por Rosângela Pereira de Tugny. Arataca-BA: Teia dos Povos, 2021.
BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dar, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora, 2023.
FERREIRA, Joelson. Por terra e território: caminhos da revolução dos povos no Brasil. Arataca- -BA: Teia dos Povos, 2021.
MARTINS, Leda Maria. A oralitura da memória. In: Afrografias da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá. São Paulo / Belo Horizonte: Perspectiva / Mazza Edições, 1997. p. 23-42.
OLIVEIRA, João Pacheco. Terras indígenas, economia de mercado e desenvolvimento rural. In: OLIVEIRA, João Pacheco. (org.). Indigenismo e Territorialização: poderes, rotinas e saberes coloniais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 1998. cap 1, p. 43-68.
SILVA PEDREIRA, Hugo Prudente da. Os Pataxó Hã Hã Hãe e o problema da diferença. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Girlane Souza Nunes, Jenifer Souza

