Banner Portal
Fazer e desfazer: a trajetória de Dulce Carneiro na fotografia brasileira
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Destruição
Dulce Carneiro
Fotógrafas brasileiras

Como Citar

CARBONI, Maria Cecilia Conte. Fazer e desfazer: a trajetória de Dulce Carneiro na fotografia brasileira. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 122–133, 2024. DOI: 10.20396/rhac.v5i2.19769. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/19769. Acesso em: 15 out. 2025.

Resumo

Dulce Carneiro foi uma fotógrafa brasileira que iniciou sua carreira domesticamente e se profissionalizou na década de 1950. Passou a desenvolver suas fotografias na publicidade, na arquitetura e retratos. No final dos anos 90, Dulce se despede da fotografia e da cidade de São Paulo. Mais do que isso, destrói todo o acervo referente ao seu trabalho fotográfico e nunca mais fotografou. Sem o desejo de recuperar sua obra e respeitando sua ação ativa e radical, esse artigo, tem a intenção de reconhecer sua trajetória sem esquecer seu ato mais política e ruidoso, o da destruição de seu trabalho como um discurso de valorização/esquecimento.

PDF

Referências

ACERVO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SÃO PAULO. A Mulher na fotografia parte 1/2. Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Áudio, 14 maio 1982, 50m17seg. Disponível em: https://acervo.mis-sp.org.br/audio/mulher-na-fotografia-parte-12. Acesso em: 5 maio 2024.

ARTIERES, Philippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.11, n. 21, p. 9-34, 1998. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2061. Acesso em: 17 jul. 2024.

AUGÉ, Marc. As Formas do Esquecimento. Almada: Iman Edições, 2001.

BARROS, Ana Tais P. Fotografia, o olho do pai. In: BONI, Paulo Cesar (org.). Fotografia: usos, repercussões reflexões. Londrina: Midiograf, 2014.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia, técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.

CAMARGO, Maria; MENDES, Ricardo. Fotografia. São Paulo: Secretaria Municipal de São Paulo, 1992.

CARBONI, Maria Cecilia. Apenas uma morte: seguindo os rastros de Dulce Carneiro. Esferas, n. 22, p. 333-347, 2021. DOI: https://doi.org/10.31501/esf.v0i22.13392. Acesso em: 6 jan. 2025.

CARBONI, Maria Cecilia. Fotografar, fabular: A fotografia que acontecimentaliza a Revolta de 1924. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21766. Acesso em: 6 jan. 2025.

CARNEIRO, Dulce. Onírica, 1958. Fotografia analógica. Museum of Modern Art, Nova Iorque. Disponível em: https://www.moma.org/artists/75536; CARNEIRO, Dulce. Amanhã, 1957. Fotografia analógica. Museum of Modern Art, Nova Iorque. Disponível em: https://www.moma.org/artists/75536. Acesso em: 27 jul. 2024.

COSTA, Heloise; SILVA, Renato Rodrigues de. A fotografia Moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

COSTA, Heloise; ZERWES, Erika (org.) Mulheres Fotógrafas/Mulheres Fotografadas. Fotografia e gênero na América Latina. São Paulo: Intermeios, 2020.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa-preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Sinergia Relume Dumará, 2002.

FONTCUBERTA, Josep. O beijo de Judas: Fotografia e Verdade. Barcelona: GG, 2010.

GRECCO, Priscila. A presença feminina em fotoclubes no século XX: apontamentos preliminares. Domínios da imagem, v. 11, n. 20, 2017, p. 72-94.

JACQUES Fath. Google Arts & Culture. Disponível em: https://artsandculture.google.com/entity/m027c1qr?hl=pt . Acesso em: 6 maio 2024.

MACHADO, Arlindo. Ilusão especular. São Paulo: GG, 2015.

OSWALD de Andrade. Verbete. Enciclopédia Itaú Cultural, 18 out. 2024. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2794/oswald-de-andrade. Acesso em: 13 jun. 2024.

RÁDIO NOVELO. Episódio 76 – Minha obra, minhas regras. Rádio Novelo, 9 maio 2024. Disponível em: https://radionovelo.com.br/originais/apresenta/minha-obra-minhas-regras/. Acesso em: 13 jun. 2024.

SELIGMANN-SILVA, Marcio. Da iconoclastia à política das imagens: as aventuras da negatividade. Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 22, n. 42, set. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/concinnitas.2021.63193. Acesso em: 28 jul. 2024.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Maria Cecilia Conte Carboni