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Entre o iconoclasmo e o iconoclash: o projeto demonumenta (FAU-USP)
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Palavras-chave

demonumenta
Iconoclasmo
Iconoclash
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Como Citar

MAZIM, Beatriz Lopes. Entre o iconoclasmo e o iconoclash: o projeto demonumenta (FAU-USP). Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 72–86, 2024. DOI: 10.20396/rhac.v5i2.19931. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/19931. Acesso em: 7 dez. 2025.

Resumo

O projeto demonumenta, ligado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) propõe uma discussão acerca da colonialidade associada a instituições, monumentos e acervos. Uma das seções do projeto, denominada IApiranga, utiliza a inteligência artificial para intervir sobre o acervo do Museu Paulista. Neste artigo, buscamos analisar a seção IApiranga a partir dos conceitos de iconoclasmo e iconoclash situando-a entre os dois. Nesse sentido, o propósito deste trabalho é estudar o potencial iconoclasta do projeto demonumenta que, apesar de operar virtualmente, propõe uma desconstrução e problematização em torno de bens culturais. Propomos uma análise que combine teorias em torno da iconoclastia e história digital a fim de compreender os diálogos possíveis entre as duas áreas. 

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