Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre gestos de insurgência praticados contra produções artísticas em cidades brasileiras no século XXI e, mais especificamente, contra o mural Do Orun ao Aiye: Afrika Elementar, produzido por Nathê Ferreira, Adelson Boris e Emerson Crazy, na cidade do Recife em 2021. A partir de uma revisão bibliográfica, explora os quereres das imagens e possíveis gestos insurgentes contra elas. Conclui que o gesto insurgente de demonização contra o mural analisado não sinaliza apenas uma motivação religiosa, mas revela a persistência de um regime racializado de representação e estereotipagem contra as populações negras, que pode colocar em risco a integridade do patrimônio artístico das cidades brasileiras.
Referências
AGÊNCIA IBGE Notícias. PNAD Contínua. Estatísticas Sociais. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38306-em-2022-streaming-estava-presente-em-43-4-dos-domicilios-com-tv. Acesso em: 9 dez. 2024.
BENTO, Emannuel. Túnel da Abolição, no Recife, ganha painel de grafite sobre ancestralidade afro-brasileira. Diário de Pernambuco, 22 jul. 2021. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2021/07/tunel-da-abolicao-no-recife-ganha-painel-de-grafite-sobre-ancestrali.html. Acesso em: 9 dez. 2024.
BISPO, Nêgo [Antônio Bispo dos Santos]. A influência das imagens na trajetória das comunidades tradicionais. In: VILELA, Bruno (org.). Mundo, Imagem, Mundo. Belo Horizonte: Malagueta Produções, 2018.
BISPO, Nêgo [Antônio Bispo dos Santos]. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/Piseagrama, 2023.
BRASIL. Lei n. 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm. Acesso em: 9 dez. 2024.
BRUM, Adam et al. Oldest cave art found in Sulawesi. Science Advance, v. 7, n. 3, jan. 2021. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/sciadv.abd4648. Acesso em: 9 dez. 2024.
CASTRIOTO, Monica Maria Linhares. Artes de Exu: intervenções artísticas e representações afro-brasileiras no Rio de Janeiro: Tridente de Ni e Exu dos Ventos. 2010. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
COMPANHIA de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). CTTU Recife. Alertas. 26 de maio de 2024: https://x.com/CTTU_Recife/status/1794706081282920780
COSME, Jorge. MP investiga pastor por demonizar arte sobre religião afro. Leia Já, 6 ago. 2021. Disponível em: https://www.leiaja.com/noticias/2021/08/06/mp-investiga-pastor-por-demonizar-arte-sobre-religiao-afro/. Acesso em: 9 dez. 2024.
HABIB, Clara; VALLE, Arthur. “Em nome de Deus”: hipóteses sobre o fenômeno da iconoclastia religiosa no Brasil contemporâneo. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 43, n. 3, p. 173-200, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0100-85872023v43n3cap06. Acesso em: 9 dez. 2024.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Apicuri, 2016.
IPEAFRO. Adinkra. Disponível em: https://ipeafro.org.br/acoes/pesquisa/adinkra/. Acesso em: 9 dez. 2024.
KLEIN, Alberto. Contra imagens: apagamento, iconoclastia, devoração e demonização. Revista Concinnitas, Rio de Janeiro, v.22, n.42, p. 103 – 119, set. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/concinnitas.2021.63194. Acesso em: 9 dez. 2024.
MIRZOEFF, Nicholas. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 2003.
MITCHELL, William John Thomas. O futuro da imagem: a estrada não trilhada por Rancière. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs.). Culturas das imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2012.
MITCHELL, William John Thomas. O que as imagens realmente querem. In: ALLOA, Emmanuel. Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015.
MOREIRA, Adilson. Racismo Recreativo. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
MUNANGA, Kabengele. Arte Afro-Brasileira: O que é afinal? In: AGUILAR, Nelson (org.). Mostra do Descobrimento: Arte Afro-brasileira. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000.
RIBEIRO, Djamila [@djamilaribeiro1]. Quantas de nós já fomos Wendie Renard? Instagram, 24 jun. 2019. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BzGHFJMgoKO/
SANCHEZ, Luiz Vives-Ferrándiz. La cultura visual en tiempos digitales y posthumanos. Vitoria-Gasteiz, Sans Soleil Ediciones, 2022.
SANSI, Roger. Fetiches e Monumentos. Arte pública, iconoclastia e agência no caso dos ‘orixás’ do Dique de Tororó. Religião & Sociedade, v. 25, n. 2, p. 62-81, 2005. Disponível em: https://religiaoesociedade.org.br/revistas/v-25-no-02. Acesso em: 9 dez. 2024.
SARDELICH, Maria Emilia. Curadoria compartilhada: ensinar e aprender com e sobre arte para além das fronteiras. Interfaces da Educação, v. 12, n. 34, p. 185–212, 2021. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4600. Acesso em: 9 dez. 2024.
SARDELICH, Maria Emilia. Patrimônio cultural afro-brasileiro: mapeando questões nas Artes Visuais. Revista de Estudios Brasileños, v. 6, p. 205-218, 2019. DOI: https://doi.org/10.14201/reb2019612205218. Acesso em: 9 dez. 2024.
SCHLEMMER, Eliane; BACKES, Luciana. Metaversos: novos espaços para construção do conhecimento Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 24, p. 519-532, maio/ago. 2008.
SCISÍNIO, Alaôr Eduardo. Dicionário da Escravidão. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial, 1997.
SILVA, Deyvson Barreto Simões da Silva; BOTELHO, Denise Maria. Mulheres negras e a representação dos sentidos na construção do sagrado-educativo em terreiros. Revista Mosaico, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 1, p. 66–76, 2024. DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v17i1.13922. Acesso em: 9 dez. 2024.
SONTAG, Susan. Sobre la Fotografia. Barcelona, Alfaguara, 2007.
WORLD-FAMOUS Buddhas of Bamiyan Resurrected in Afghanistan. New Delhi Television, 15 jun. 2015. Disponível em: https://www.ndtv.com/world-news/world-famous-buddhas-of-bamiyan-resurrect-in-afghanistan-771524. Acesso em: 9 dez. 2024.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Ingrid Ferreira dos Santos, Maria Emilia Sardelich