Resumo
Reaberto após um hiato de mais de dez anos, a exposição no Museu Antônio Parreiras, se coloca como um momento de afirmação da figura do artista que fez da pintura de paisagem um lugar destacado de pesquisa artística para a arte brasileira. Antônio Parreiras: memórias e histórias propõe uma leitura autobiográfica com obras que pontuam a trajetória do artista na casa onde viveu.
Referências
MUSEU Antônio Parreiras, em Niterói (RJ), é entregue restaurado. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 21 jan. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br/assuntos/noticias/museu-antonio-parreiras-em-niteroi-rj-e-entregue-restaurado. Acesso em: 22 jan. 2025.
NASCIMENTO, Ana Paula. Antônio Parreiras, viajante sempre em busca de novos horizontes. In: Antônio Parreiras: pinturas e desenhos. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2012-2013.
OLIVEIRA, Oswaldo A. Museu Antônio Parreiras: uma casa para um pintor, uma experiência do olhar. Programa de Pós-Graduação do CPDOC. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
PARREIRAS, Antônio. História de um pintor contada por ele mesmo. Rio de Janeiro: Typ. Dias Vasconcellos, 1926.
PEREIRA, Sônia G. Arte Brasileira no Século XIX. Belo Horizonte: C/Arte, 2008.
PORTELLA, Isabel M. C. de Sanson. Florestas: Paisagem e Arte na obra de Antônio Parreiras. Concinnitas, v. 1, n. 4, 2003. p. 158. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/concinnitas/article/view/42761. Acesso em: 30 jun. 2025.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Maria Teresa da Silveira