Resumo
O presente artigo busca discutir a trajetória da fotografia “Missa Campal 17 de Maio 1888”, de autoria de Antonio de Barros Araújo, que está preservada no Musée Louis-Philippe, situado na cidade de Eu, ao norte da Normandia, França. Pretende-se compreender como essa fotografia, que flagra a celebração religiosa realizada poucos dias depois da assinatura da lei que deu cabo na escravidão no Brasil, ficou acervada nesse museu francês, e de que modo está atrelada à construção visual da memória da Abolição no imediato pós-13 de maio de 1888.
Referências
A COLEÇÃO DO IMPERADOR: fotografia brasileira e estrangeira no século XIX. Catálogo de exposição. Rio de Janeiro: CCBB, 1997.
ABREU, Martha; DANTAS, Carolina Vianna. É chegada “a ocasião da negrada bumbar: comemorações da Abolição, música e política na Primeira República. Varia História. Belo Horizonte, vo. 27, n. 45, p. 97-120, 2011.
ALBUQUERQUE, Wlamyra. Movimentos sociais e abolicionismos. In: SCHWARCZ, Lilia M.; GOMES, Flávio. Dicionário da escravidão e da liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (RJ), ano 1885 (edição A00042), p. 413-414. No Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro para 1892. Obra Estatística e de Consulta Fundada em 1844 por Edouard von Laemmert reformada e reorganizada por Arthur Sauer. Continuada e redigida pela Companhia Typographica do Brazil. 49º Anno. Capital Federal (Rio de Janeiro): Companhia Typographica do Brazil, 1893.
ALONSO, Angela. Flores, votos e balas: o movimento abolicionista brasileiro (1868-1888). São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
ARGON, Mária de Fátima Moraes (org.). Família Imperial: álbum de retratos. Petrópolis: Museu Imperial, 2002.
ARGON, Maria de Fátima Moraes. O mestre de pintura da princesa regente. In: TURAZZI, Maria Inês (org.). Victor Meirelles: novas leituras. Florianópolis: Museu Victor Meirelles/IBRAM/MinC; São Paulo: Studio Nobel, 2009.
ASSIS, Machado de. 13 de Maio. In: Memorial de Ayres. Rio de Janeiro/ Paris: Garnier, 1908.
BARMAN, Roderick J. Princesa Isabel do Brasil: gênero e poder no século XIX. Bauru: Unesp, 2003.
BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
BELTING, Hans. Antropología de la imagen. Buenos Aires: Katz Editores, 2007.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Tese V. In: Sobre o conceito de História. São Paulo: Alameda, 2020.
BURGI, Sérgio; ORLÉANS E BRAGANÇA, Dom João de (org.). Retratos do Império e do Exílio. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2011, p. 5. Para essa coleção, vide: Disponível em: https://acervos.ims.com.br/portals/#/search?filtersStateId=5. Acesso em: 04 abr. 2025.
CALMON, Pedro. A Princesa Isabel “A Redentora”. São Paulo: Nacional, 1941.
CARAFA, Costanza. Photographic Itineraries in Time and Space. In: PASTERNAK, Gil (ed.). The Handbook of Photography Studies. New York: Bloomsbury Academic, 2020.
CARAFFA, Costanza. El archivo fotográfico como laboratorio. Historia del arte, fotografía y materialidad, TAREA 6 (6), p. 116-137, 2020.
Carta de Pierre Allard a Guilherme de Figueiredo, Eu, 4 de janeiro de 1968, p. 2. Cota R 1909 Château – Acquisition – Association du château. Archives Communales d’Eu, Eu, Normandia, França.
Carta de Caio de Melo Franco a Afrânio de Melo Franco. Eu, 15 de agosto de 193?. Coleção Melo Franco/Correspondência Familiar. 74,5,2 n. 123. Manuscritos. Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro.
Conseil General de la Seine Maritime. 2ème Session Ordinale de 1959. Séance du 19 octobre 1959. Acquisition du Chateau d’Eu par le Departement. Cota R 1909 Château – Acquisition – Association du château. Archives Communales d’Eu, Eu, Normandia, França.
CARVALHO, José Murilo de. Machado de Assis vai à missa. 2015. Disponível em https://antigo.bn.gov.br/acontece/noticias/2015/05/machado-assis-vai-missa. Acesso em: 15 fev. 2025.
CERQUEIRA, Bruno da Silva Antunes de; ARGON, Maria de Fátima Moraes. Alegrias e Tristezas: estudos sobre a autobiografia de D. Isabel do Brasil. Rio de Janeiro: Linotipo Digital, 2019.
CHAGAS, Mário de Souza. Museu e literatura: fragmentos, cacos, restos, vestígios. In: Suplemento Literário de Minas Gerais. Belo Horizonte: Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, 2011.
CHATEAUBRIAND, Assis. Izabel, A Redemptora. In: Correio da Manhã, transcrito na Revista do Brasil, jan. 1922, p. 78-80.
CYTRYNOWICZ, Monica Musatti. A trajetória de Max Lowenstein como Mecenas: Masp, museus regionais e sociedade Pedro II. São Paulo: Narrativa Um, 2021.
DAIBERT JUNIOR, Robert. Isabel, a “Redentora” dos escravos: uma história da princesa entre olhares negros e brancos. Bauru: Edusc, 2004.
DAIBERT JUNIOR, Robert. Princesa Isabel: catolicismo e abolicionismo no projeto de terceiro reinado. Curitiba: Appris, 2023.
DEPARIS, Julien. Le Château d’Eu et ses princes de Louis-Philippe a 1960. Memoire d’Histoire Contemporaine sous la direction de Monsieur J. P Chaline UFR d’Histoire. Paris: Université Paris IV-Sorbonne, 2005.
Diário de Notícias, Rio de Janeiro, domingo, 3 de Junho de 1888, p. 2. Anno IV, Numero 1, 085. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/369365/4407. Acesso em: 04 abr. 2025.
Diário de Notícias, Rio de Janeiro, sábado, 9 de Junho de 1888. Anno IV, Número 1,092. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/369365/4433?pesq=%22Missa%20Campal%22. Acesso em: 04 abr. 2025.
DANTAS, Regina. A Casa do Imperador: do paço de São Cristóvão ao Museu Nacional. 2020. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007
Domaine du Château d’Eu. Fundo Assis Chateaubriand, Arquivo Histórico do MASP, São Paulo.
DOMENICO, Deivid et al. Histórias para ninar gente grande. Samba-Enredo. GRES Estação Primeira de Mangueira. Rio de Janeiro: 2019.
DOMINGUES, Petrônio. Os jornais dos filhos e netos de escravos. In A nova abolição. São Paulo: Selo Negro, 2008.
DOMINGUES, Petrônio. “A redempção de nossa raça”: as comemorações da abolição da escravatura no Brasil. In: Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 31, n. 62, p. 19-48, 2011.
DUARTE, Eduardo de Assis (org.). Machado de Assis afrodescendente: escritos de caramujo. Rio de Janeiro: Pallas; Belo Horizonte: Crisálidas, 2007.
DUFESTEL, Xavier. L’exil de la famille impériale du Brésil au Château d’Eu, p. 11-18 In: Lé Brésil Impérial dans les collections du Château d’Eu. Dieppe: Association des Amis du Musée Louis-Philippe du Château d’Eu, 2003.
DUPARC, Alban. La transformation du château d’Eu en résidence royale. In: BAJOU, Valérie. Louis-Philippe et Versailles. Catálogo de exposição. Paris: Château de Versailles; Somogy Éditions d’Art, 2018.
EDWARDS, Elizabeth; HART, Janice (org.). Photographs objects histories: on the materiality of images. London and New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2004.
EDWARDS, Elizabeth. Photographs and the practice of history. London: Bloomsbury Academic, 2022.
Etat descritif et Estimatif des Meubles, Objects d’art, Tableaux, Tapis, Tapisserie, Argenterir, Livres, etc... garnissant au Château d’Eu (Seine Inférieure). Le dit état dressé par Maître Etienne ADER Commissaire-Priseur à Paris, Rue Favert [?] No. 6 le 17 Mars 1947. Castelo d’Eu. Coleção Família Imperial. Fundo Alexandre Eulálio. Código AE FI 094, p. 7. Instituto dos Estudos da Linguagem – IEL UNICAMP.
FIGUEIREDO, Guilherme. Um dia depois do outro... In: O Jornal. 2º Caderno. Rio de Janeiro, 14 de junho de 1968, p. 1. Edição 14328. Hemeroteca Digital. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/110523_06/65288. Acesso em: 04 abr. 2025.
FIGUEIREDO, Guilherme. Rue de Tilsitt. Paris. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
FRANCE ET BRÉSIL. Avant-propos de Charles Braibant. Paris: L’Imprimerie Union, 1955.
FRAGA, Walter. Pós-Abolição; o dia seguinte. In SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio. Dicionário da Escravidão e Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
Gazeta da Tarde, Rio de Janeiro, sábado, 22 mar. 1884, p. 2. Edição 00086. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/313394x/58825. Acesso em: 04 abr. 2025.
Gazeta da Tarde, Rio de Janeiro, quinta-feira, 17 de maio de 1888, p. 2. Edição 00112. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, disponível http://memoria.bn.gov.br/DocReader/226688/8470em . Acesso em 4 de abril de 2025.
Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, terça-feira, 15 de maio de 1888, p. 1. Edição 00136. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/103730_02/13785?pesq=%22Missa%20Campal%22. Acesso em: 04 abr. 2025.
Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, domingo, 14 de maio de 1893, p. 1. Ano XIX, N. 133. Edição 00133. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=103730_03&pagfis=8233. Acesso em: 10 fev. 2025.
Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, quinta-feira, 17 de maio de 1888, Anno XIV, N. 137, p. 3. Edição B00137. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/103730_02/13795. Acesso em: 15 mar. 2025.
Gazeta de Noticias, sexta-feira, 18 de maio de 1888, p. 1. Edição 00136. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/103730_02/13785?pesq=%22Missa%20Campal%22. Acesso em: 04 abr. 2025.
Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, quarta-feira, 14 de junho de 1888, p. 1. Ano XIV, Edição 00165. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 04 abr. 2025.
GEORGEL, Chantal. O colecionador e o museu: ou como mudar a história da arte. In: Museologia & Interdisciplinaridade, vol. III, n. 6, mar.-abr. 2015, p. 278.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
GONÇALVES, Ana Maria. Um defeito de cor: romance. Record: Rio de Janeiro, 2022.
GRANDVELLE, H. de. Brasil e França no Castello d’Eu. In: Album Imperial. Quinzenario Político e Litterario. São Paulo, 5 de setembro de 1906, Anno I, n. 17. Biblioteca do Museu Imperial. Localização: SP Alb Imp 17 1906 R.
Inventário do castelo d’Eu, 4 de maio de 1964. Archives Historiques, Musée Louis-Philippe, Eu, Normandia, França.
KOSSOY, Boris. Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro: fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil. São Paulo: IMS, 2002.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.
LABESSE, Paul. Le Château et la Ville d’Eu: douze siècles de Célébrités. Eu: Association des Amis du Musée Louis-Philippe du Château d’Eu, 2022.
LAGO, Pedro Corrêa do; LAGO, Bia Corrêa do. Coleção Princesa Isabel: fotografia do século XIX. Rio de Janeiro: Capivara, 2013 (2º edição).
Legation de la République Française au Brésil. Rio de Janeiro, le 9 Octobre 1888. Ofício endereçado ao M. René Goblet, Ministro dos Negócios Estrangeiros em Paris, com a tradução do “Diário Official, 30 de outubro de 1888”, p. 314-315. Correspondance Politique, Brésil, Vol. 52. Centre des Archives diplomatiques de La Courneuve (Ministère de l'Europe et des Affaires étrangères), La Courneuve, France.
LIMA JUNIOR, Carlos. Marianne à brasileira: imagens republicanas e os dilemas do passado imperial. Tese (Doutorado em Estética e História da Arte) – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
LIMA JUNIOR, Carlos. “A Sagração e Coroação de D. Pedro I”, de Jean-Baptiste Debret. Sobre a trajetória de uma pintura histórica. Almanack (Unifesp), Guarulhos, n. 29, ed. 421, 2021.
LIMA JUNIOR, Carlos. Evocações do Império na morada do exílio: percalços de uma coleção brasileira no Castelo d’Eu. Anuário do Museu Imperial, vol. 3, 2022a.
LIMA JUNIOR, Carlos. O Império em mal estado: o frágil retorno das pinturas históricas ao Brasil. In: CASTRO, Vera Marisa Pugliese; VERAS, Eduardo Ferreira; REINALDIM, Ivair Junior; KERN, Daniela Pinheiro Machado; SILVA, Fernanda Pequeno da; IPANEMA, Rogéria Moreira de. Anais do 42 Encontro do Comitê Brasileiro de História da Arte – Futuros da História da Arte: 50 anos do CBHA. Porto Alegre: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2023 [2022b].
LIMA JUNIOR, Carlos. Do Paço da Cidade ao Museu Imperial: as (re)apropriações do quadro O ato da Coroação de Sua Majestade o Imperador, de François-René Moreaux, durante a República. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 54–82, 2023. DOI: 10.20396/rhac.v4i2.18436. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/18436. Acesso em: 28 abr. 2025.
LIMA JUNIOR, Carlos. Mesa 13 de maio: memórias e silenciamentos da Abolição na coleção da “Redentora”. No prelo.
LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografias: usos sociais e historiográficos. In: PINSKY; Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2013.
MABIRE, Michel. Les descendants du roi et le château d’Eu. In: Louis-Philippe à Eu: un château privé royal. Levallois-Perret, 2016.
MAGALHÃES, Aline Montenegro. Da diáspora africana no Museu Histórico Nacional: um estudo sobre as exposições entre 1980 e 2020. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 30, p. 1–29, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/195824. Acesso em: 17 abr. 2025.
MAUAD, Ana Maria. Poses e Flagrantes: ensaios sobre história e fotografia. Niterói: UFF, 2008.
MAUAD, Ana Maria; SERRANO, Ana; CASTRO, Clarissa C. M. M. de; TURAZZI, Maria Inez; LOUZADA, Silvana. Dicionário Histórico-Biográfico da fotografia e dos fotógrafos no Brasil. Niterói: PPGH-UFF, 2015.
MAUAD, Ana Maria. O passado em imagens: artes visuais e história pública. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo (org.). História pública no Brasil. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
MAUAD, Ana Maria. Isso não é uma janela: uma fotografia e sua história. In: SCHIAVINATTO, Iara Lis; MENESES, Patrícia D. (org.). A imagem como experimento: debates contemporâneos sobre o olhar. Vitória: Editora Milfontes, 2020.
MELLO, Maria Tereza Chaves de. A democratização pela rua. Rua do Ouvidor: a ampliação do discurso. In: A República Consentida: cultura democrática e científica do final do Império. Rio de Janeiro: Editora FGV/Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2007.
MENESES, Hélio. O avesso do mesmo lugar: artes, negritude e os caminhos do 13 ao 20. In: Do 13 ao 20: (re)existência do povo negro. São Paulo: SESC, jul.-ago. 2019.
MENEZES, Lucas Mendes. Entre apertadores de botão e aficionados: prática fotográfica amadora em Belo Horizonte (1951-1966). Dissertação (Mestrado em História) – Niterói: Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, 2013.
MONTEIRO, Tobias. Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Manuscritos, 63, 04, 004, n. 078.
MORAES, Renata Figueiredo. As festas da abolição no Rio de Janeiro (1888-1908). Rio de Janeiro: FGV/FAPERJ, 2023.
O MUSEU IMPERIAL. São Paulo: Banco Safra, 1992.
ORLÉANS E BRAGANÇA, Isabel. Condessa de Paris. De todo o coração. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983 (1978).
Ofício de Louis Boisson, prefeito de Treport, endereçado a Pierre Allard, prefeito d’Eu. Tréport, 28 de dezembro de 1961. Cota R 1909 Château – Acquisition – Association du château. Archives Communales d’Eu, Eu, Normandia, França.
Ofício endereçado a M. Chaussade, prefeito de la Seine Maritime. 22 de dezembro de 1961. Cota R 1909 Château – Acquisition – Association du château. Archives Communales d’Eu, Eu, Normandia, França.
Ofício de Pierre Cauchois, da secretaria do Conde de Paris, a Pierre Allard, prefeito da cidade d’Eu, 23 de outubro de 1962. Cota R 1909 Château – Acquisition – Association du château. Archives Communales d’Eu, Eu, Normandia, França.
Ofício de Pierre Cauchois endereçado ao M. Allard. Paris, 23 de outubro de 1962. Cota R 1909 Château – Acquisition – Association du château. Archives Communales d’Eu, Eu, Normandia. França.
Ofício de P. Bonnard a P. Allard, [s. d.] [possivelmente datada de janeiro de 1968]. Cota R 1909 Château – Acquisition – Association du château. Archives Communales d’Eu, Eu, Normandia, França.
Ofício de Manuel Diegues Junior, Diretor Geral do DAC ao Chefe do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores. 24 de março de 1975. Arquivo histórico Museu Imperial de Petrópolis. Processo 122-1975.
PEREIRA, Adriana Maria Martins. Imagem e memória: o Morro do Castelo visto por um fotógrafo amador. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História. Londrinas, 2005. Disponível em: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548206373_940e3139208af365de89910585fb6300.pdf. Acesso em: 17 fev. 2025.
PEREIRA, Adriana Maria Martins. A cultura amadora na virada do século XIX: a fotografia de Alberto de Sampaio (Petrópolis/ Rio de Janeiro 1888-1914). Tese (Doutorado em História Social) – FFLCH USP, 2010.
PINTO, Ana Flávia Magalhães. Imprensa negra no Brasil do século XIX. Novo Hamburgo: Selo Negro Edições, 2010.
PINTO, Ana Flávia Magalhães. Fortes laços em linhas rotas: literatos negros, racismo e cidadania na segunda metade do século XIX. Tese (Doutorado em História) – IFCH,Unicamp, Campinas, 2014.
RANGEL, Alberto. Inventário dos inestimáveis documentos históricos do Arquivo da Casa Imperial do Brasil, no Castelo d’Eu, em França. Organizado por Alberto Rangel e Miguel Calógeras. Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro publicados sob a administração do Diretor Rodolfo Garcia. v. LIV, p. 1-528; v. LV, p. 1-513. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1932 (1939).
Rapport du Secretaire General à l’Assemblee Generale Ordinale et Extraordinaire du 6 Novembre 1964. Cota R 1909 Château – Acquisition – Association du château. Archives Communales d’Eu, Eu, Normandia, França.
SAMAIN, Etienne. As imagens não são bolas de sinuca. In: SAMAIN, Etienne (org.). Como pensam as imagens. Campinas: Unicamp, 2012, p. 23.
SAINT-RAYMOND, Léa (org.). La circulation des images en Europe. Le Kremlin-Bicêtre: Éditions mare & martin, 2023.
SANTOS, Cláudia. Disputas políticas pela abolição no Brasil: nas senzalas, nos partidos, na imprensa e nas ruas. Petrópolis: Vozes, 2023.
SANTOS, Francisco Marques dos. O leilão do Paço de S. Cristóvão. Anuário do Museu Imperial. Petrópolis: Ministério da Educação e Saúde, p.151-316, 1940.
SANTOS, Micênio. 13 de Maio, 20 de Novembro: uma descrição da construção de símbolos nacionais e raciais. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1991
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do Imperador: D. Pedro II: uma monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Dos males da dádiva: sobre as ambiguidades no processo da Abolição. In: CUNHA, Olívia Maria Gomes da; GOMES, Flávio (org.). Quase cidadãos: histórias e antropologias da pós-emancipação no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Imagens da branquitude: a presença da ausência. São Paulo: Companhia das Letras, 2024.
SCHIAVINATTO, Iara Lis. Figurações do passado em ação: acervamentos fotográficos na família Ferrez. Acervo, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 1–33, 2023, p. 3. Disponível em: https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/2011. Acesso em: 04 abr. 2025.
SILVA, Eduardo. As camélias do Leblon e a abolição da escravatura: uma investigação de história cultural. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SILVA, Francislei Lima da; REIS, Raquel de Fátima. Brancas vestes, cândidas almas: a fotografia mortuária e o cortejo de uma viagem no interior de Minas Gerais. In: Anais [...]. ANPUH-Brasil – 31º Simpósio Nacional de História, 2021. Disponível em: https://mail.anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2024-08/1723096800_79d0cf21207e7ef79a6b5ca605dbca6c.pdf. Acesso em: 15 fev. 2025.
SILVA, Caroline Fernandes. Nos tempos dos leilões: a construção dos sentidos da arte no Brasil entre os séculos XIX e XX. 2015. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
SILVA, Lucas Ventura. Quanto custa a liberdade? Escravidão, abolição e abolicionismos na Petrópolis imperial (1884-1888). In: SILVA, Lucas Ventura da; LAGE, Natalia da Paz (org.). Petrópolis, entre o conhecido e o (des)conhecido: história, estudos reunidos e novas abordagens. Petrópolis: Instituto Municipal de Cultura, 2024.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Testament et Codicille de Son Altesse Royale, Monseigner Philippe Marie Ferdinand Gaston d’Orléans, Comte d’Eu, en son vivant propriétaire, demeurant à Boulogne-sur-Seine, boulevard de Boulogne nº 67, veuf de Mme Isabelle Christine Leopoldine Augustine de Michele Gabrielle Raphaëlle Gonzague de Bragance, Princesse Imperial du Bresil, Comtesse d’Eu, décédé en mer à bord du “Massilia” le 28 auot 1922, déposés chez Me Fontana, notaire à Paris, le 3 Novembre 1922. Archives Historique du Château d’Eu. Eu, Normandia, França.
TURAZZI, Maria Inês. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo: 1839-1889. Rio de Janeiro: Rocco: Funarte, 1995.
VASQUEZ, Pedro Karp. D. Pedro II e a fotografia. Rio de Janeiro: Index, 1985.
VASQUEZ, Pedro Karp. A fotografia no Império. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
Vente de meubles par leurs A. I. R les Princesses et Princes d’Orléans et Bragance a la societé d’Études Historiques Dom Pedro II. 11 Mai 1954, p. 26. Cota R 1909 Château – Acquisition – Association du château. Archives Communales d’Eu, Eu, Normandia, França.
VIDIPÓ, George. A Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro e os momentos decisivos (1888-1889). Anais do XVII Encontro de História da Anpuh-Rio, 2016, p. 5. Disponível em: https://www.encontro2016.rj.anpuh.org/resources/anais/42/1464447611_ARQUIVO_GazetadeNoticiasemomentosdecisivos-GeorgeVidipo-Anphu-rio2016.pdf. Acesso em: 14 fev. 2025.
WANDERLEY, Andrea C. T. Missa campal de 17 de maio de 1888. Disponível em: https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=528. Acesso em: 04 abr. 2025.
WANDERLEY, Andrea C. T. Antonio Luiz Ferreira (18?-19?), fotógrafo das celebrações pela abolição da escravatura em 1888. 17 fev. 2021. Disponível em: https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=16763. Acesso em: 16 mar. 2025.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Carlos Lima Junior