Banner Portal
Les aspects historiques de la production iconographique du peintre José dos Reis Carvalho et sa participation dans la Comission Scientifique d’Exploration (1859-1861)
PDF (Portuguese)

Keywords

José dos Reis Carvalho
Illustration scientifique

How to Cite

ALVES, Cláudio José. Les aspects historiques de la production iconographique du peintre José dos Reis Carvalho et sa participation dans la Comission Scientifique d’Exploration (1859-1861). Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 15, p. 83–94, 2021. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15346. Acesso em: 21 oct. 2025.

Abstract

Cet article se refère à la production artistique de José dos Reis Carvalho et sa performance à la Commission Scientifique d’Exploration envoyée au Ceará entre 1859 et 1861 par D. Pedro II, Quand il a connu les problèmes du nordest du Brésil et il a identifié
des éléments propres de la realité locale. Avec un padron esthétique propre, il a conferé à sés travaux un caractère permée par des questions sociales de son temps et il a representé l’homme en conflit avec un paysage hostile. On a identifié les raisons que confèrent à José dos Reis Carvalho un regard proche de la condition culturel du peuple brésilien dans les documents produits par les membres de la Commission Scientifique d’Exploration qui ont traité de la question de la secheresse. A travers des articles et manuscrits par
rapport à des questions climatiques et culturels du Ceará, au moment que la Commission qu’il était là. On a delimite l’espace documentaire que justifient la production iconographique du peintre directionnée à la question de la sécheresse et des costumes locales.

PDF (Portuguese)

References

ALEMÃO, F. F. Diário de Viagem de Francisco Freire Alemão: Fortaleza-Crato, 1859. Museu do Ceará.

BRASIL, T. P. S. Memória – Sobre a Conservação das matas e arboricultura como meio de melhorar o clima da Província do Ceará.Fortaleza: Typograhia Brasileira, 1859. Reimpressão fac-similar, Fortaleza: Fundação Waldemar Câmara, s/d.

BRASIL, T. P. S. Ensaio Estatístico da Província do Ceará. Tomo I. 1. ed. 1863; Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 1997. p. 170.

CAPANEMA, G. S. “As secas do Ceará”. In: CÂMARA, A. A. A. Algumas Considerações Sobre a Causa da Formação e Origem do Gulf-Stream. Rio de Janeiro: Museu Nacional, 1954.

CASCUDO, L. C. “A carnaúba”. Revista Brasileira de Geografia. Ano XXVI, n. 02, abr/jun de 1964.

COMISSÃO CIENTÍFICA DE EXPLORAÇÃO. “Instruções para a Comissão Científica de Exploração encarregada de explorar o interior de algumas províncias do Brasil”. In: BRAGA, R. História da Comissão Científica de Exploração. Ceará: Imprensa Universitária do Ceará, 1962.

DIAS, E. Paisagem e Academia – Félix-Émile Taunay e o Brasil (1824-1851). Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009. p. 320, nota 34.

DUQUE ESTRADA, L. G. A arte brasileira. Introdução e notas de Tadeu Chiarelli. São Paulo: Mercado das Letras, 1995.

FERNANDES, C. V. N. Os caminhos da Arte. O ensino artístico na Academia Imperial das Belas Artes – 1.850/1890. Tese de doutorado. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. José dos Reis Carvalho assina um abaixo-assinado para que se atenda ao pedido de Debret para uso da Academia. Rio de Janeiro, 14/08/1823. Mss.: 750.781/m; I-46, 4, 99.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Diploma a José dos Reis Carvalho, nomeado Cavalheiro da Ordem de Roza por Decreto. Rio de Janeiro, Mss.: C-1019, 73. 3 Levy, C. R. M. Exposições Gerais da Academia Imperial e da Escola Nacional de Belas Artes: período monárquico - catálogo de artistas entre 1840 e 1884. Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, 1990.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Francisco Freire Alemão. “Será verdade, será possível, que, durante uma sêca, um dos sinais de chuva próxima seja o aumento das águas das fontes?”. Rio de Janeiro, jun. 1852(?), Mss.: I-28, 6, 23, 548 (3), Título 08.

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO. Retrato de um casal não identificado. No verso: “Offerecido a minha Madrinha D. Emilião. Photographia e Pintura de Reis Carvalho. R. do Ourives, 2.”Rio de Janeiro. – Iconografia.

MENEZES, B. “Descrição da Cidade de Fortaleza”. Revista do Instituto do Ceará. Tomo IX, 1895, apud FONTES, E. “Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha (I)”. O Povo, Fortaleza, 12 de dezembro de 1981.

MIGLIACCIO, L. “O século XIX”. In: AGUILAR, Nelson (org.) Mostra do Redescobrimento. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo/Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000.

MUSEU D. JOÃO VI, “Oficio da Academia Imperial de Belas Artes informando que José dos Reis Carvalho é professor de Pintura a ser apresentado para aula de Paisagem, Flores e Animais”. Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 1879. Mss.: 4708.

MUSEU D. JOÃO VI, “Oficio da Academia Imperial de Belas Artes solicitando nomeação de comissão composta por José dos Reis Carvalho para classificar valor de quadro de Victor Meireles”. Rio de Janeiro, 09 de maio de 1879. Mss.: 5580.

PÁDUA, J. A. Um sopro de destruição – Pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista. 1786-1888. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

PORTO ALEGRE, M. A. “Exposição de 1843”. Minerva Brasiliense. v. 1, n. 5, jan de 1844.

SAPUCAHY, V. “8ª Sessão de 25 de julho de 1856”. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil. Tomo XIX, Suplemento, 1856.

SPIX, J. B. von; MARTIUS, C. F. P. von. Viagem pelo Brasil (1817-1820). Tomo II. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938. p. 199-201.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Journal of Art History and Culture