Bruxa-Cientista, Feminista, Menstruante!: desafios metodológicos em se produzir conhecimento sobre menstruação sendo um corpo que sangra
Synopsis
Há dez anos o sangue menstrual tem sido combustível para minhas investiga-ções pessoais, artísticas, políticas, sociais e científicas. Durante o doutorado desenvolvi uma pesquisa que versava sobre a medicalização da menstruação e as práticas de resistência tais como a arte menstrual, a Terapia Menstrual e a Ginecologia Autônoma, Política e Natural, a partir da minha própria ex-periência, somada à experiência de outras mulheres e pessoas menstruantes que cruzaram meu caminho. Agora, no pós-doutorado, o foco tem sido os im-pactos e desafios da educação menstrual na promoção da dignidade mens-trual, por meio de uma “pesquisa-ação” realizada em escolas públicas. Essa múltipla inserção em campo, como antropóloga, artista, terapeuta, educadora menstrual e corpo que sangra abriu várias possibilidades de compreensão so-bre o sangue menstrual, muito particulares. Contudo, essa múltipla pertença também tem seus limites, por estar muito dentro, por vezes, foi desafiador distanciar e ter um olhar crítico sobre os acontecimentos. Assim, este capítulo propõe discutir sobre os desafios metodológicos de realizar pesquisas sobre menstruação sendo um corpo que sangra, tendo o engajamento, envolvimen-to e vulnerabilidade do pesquisador em campo e na escrita etnográfica como instrumento epistemológico do trabalho (Behar, 1996; Haraway, 2009).
Downloads
Volume
Pages
365-393
Published
August 15, 2025
Categories
Copyright (c) 2025 Daniela Tonelli Manica, Clarissa Reche Nunes da Costa, Fernando Monteiro Camargo (Organizador)
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
How to Cite
MANICA, Daniela Tonelli; COSTA, Clarissa Reche Nunes da; CAMARGO, Fernando Monteiro (EDS.). Bruxa-Cientista, Feminista, Menstruante!: desafios metodológicos em se produzir conhecimento sobre menstruação sendo um corpo que sangra. In: Modos de fazer e contar no labirinto: metodologias in(ter)disciplinares, feministas e criativas. Campinas, SP: Portal de Livros Abertos da UNICAMP,2025. p. 365–393. DOI: 10.20396/ISBN9788521707790.cap14. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/184/chapter/43. Acesso em: 21 jan. 2026.



