Banner Portal
v. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisação
Música Instrumental e Improvisação

Capa: Luiz Guiherme Sanitá (UNICAMP)

Editorial

Editorial
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14839

Traduções

Virginia de Almeida Bessa, Giuliana Souza de Lima, Juliana Pérez González
e020001
O passado audível: origens culturais da reprodução sonora
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.13425

Artigos temáticos

Maria Beatriz Cyrino Moreira, Thais Lima Nicodemo
e020018
Perspectivas sobre a música instrumental popular
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14836
Gláucia Nogueira
e020008
Os violinistas de Cabo Verde e seu papel na conversão de músicas europeias do século XIX em tradição local
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14675
Luciana Fernandes Rosa
e020013
Transmissão musical entre flautistas do século XIX e início do século XX: uma pesquisa nos periódicos do Rio de Janeiro
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14305
Daniela Spielmann
e020011
A contribuição interpretativa de Paulo Moura em “Tarde de chuva”
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14225
Ismael de Oliveira Gerolamo
e020007
Nacionalismo, engajamento e música instrumental: a sonoridade do Quarteto Novo
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14308
Icaro Bittencourt
e020005
Chico Mário e o disco independente: resistência cultural e música instrumental brasileira nos anos 1980
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i..13812
Amanda Pedrosa de Matos
e020003
“Abrir as janelas e deixar o Brasil entrar”: o regional e universal nos álbuns Orquestra popular de câmara e Danças, jogos e canções
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i..13776
Bruno Rosa do Nascimento
e020017
Música em isolamento social: colaborações e reflexões em lives como espaço de performance e crítica musical
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14282
Cliff Korman, Fabiano Araújo Costa
e020019
Contemplando a preparação para o imprevisível: notas sobre improvisação musical
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14842
Roberta Mourim Cabral
e020012
Elementos da improvisação na performance de Marcus Tardelli
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14265
Rodrigo Heringer Costa, Aquim Sacramento, Natália Mitre, João Paulo Drumond
e020009
Propostas dialógicas de acompanhamento dos gêneros baião, forró e xaxado aplicadas ao vibrafone
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14304
Marcio Modesto, Silvia Berg
e020015
Expressividade audiotátil e práticas interpretativas do solista enquanto acompanhador: o caso de Altamiro Carrilho no LP Depoimento do Poeta (1970)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14311
Guilherme Marques, Fernando Hashimoto
e020006
Escuta imaginária: Nenê e a perspectiva assintomática de aplicação dos ritmos brasileiros para bateria na música instrumental brasileira improvisada
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.13790
Pedro Paes de Carvalho
e020016
"Cadê o Cigano?": reflexões sobre gypsy jazz e ciganidades
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14313

Artigos

Marco Gérard, Tassio da Rosa Ramos, Almir Côrtes
e020002
Um olhar musical sobre a canção Filhos de Gandhy a partir da performance de Gilberto Gil na USP em 1973
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i..13354
Marilda de Santana Silva
e020004
A tradição e o contemporâneo nas vozes de Clementina de Jesus e Sandra de Sá: duas décadas de Música Preta Brasileira
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i..13696
Joêzer Mendonça, Gabriela Araújo Fernandes
e020014
A canção popular nos filmes de Sérgio Ricardo: politização, estilização e função narrativa
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14312
Leilor Miranda Soares
e020010
A felicidade em Tom Zé: citação, bossa nova, modernização
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.13847