Banner Portal
As imagens também morrem?
PDF

Palavras-chave

Iconoclastia
Teoria da imagem
Détournement
Internacional Situacionista
Sociedade do espetáculo

Como Citar

ZACARIAS, Gabriel Ferreira. As imagens também morrem?. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 10–21, 2024. DOI: 10.20396/rhac.v5i2.20054. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/20054. Acesso em: 17 out. 2025.

Resumo

Com crescentes casos de ataques a monumentos no passado recente, o tema da iconoclastia voltou a ser debatido. Mas a iconoclastia que testemunhamos hoje é de fato análoga àquela de períodos distantes no tempo, estudada por autores consagrados como Freedberg e Belting? A hipótese que procuro apresentar é a de que atravessamos um período de transformação epocal na relação com a imagem, e que o próprio conceito de imagem, subentendido de modo genérico à noção de iconoclastia, precisa ser repensado e historicizado. Para tanto, revisito rapidamente a iconoclastia de maio de 68, momento de emergência da sociedade do espetáculo, e proponho, em seguida, algumas indicações teóricas que podem nos ajudar a diferenciar a iconoclastia contemporânea.

PDF

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Trad. Selvino Assamann. Boitempo, 2007.

BELTING, Hans. Bild und Kult: eine Geschichte des Bildes vor dem Zeitalter der Kunst. München: C.H. Beck, 1990.

BELTING, Hans. Bild-Antropologie. Brill-Fink, 2011.

BENJAMIN, Walter. Teses sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política – obras escolhidas I. Trad. Rouanet. Editora Brasiliense, 1996.

CLARK, T.J. Capitalism without images. In: COLEMAN, Kevin; JAMES, Daniel. Capitalism and the Camera: Essays on Photography and Extraction. London, New York: Verso, 2021.

DEBORD, Guy. La Société du spectacle. Paris: Buchet-Chastel, 1967.

FREEDBERG, David. Iconoclasm. Chicago and London: The University of Chicago Press, 2021.

FREEDBERG, David. The Power of Images. Studies in the History and Theory of Response. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1989.

HEMMENS, Alastair. The Critique of Work in Modern French Thought. From Charles Fourier to Guy Debord. London: Palgrave, 2019.

INTERNATIONALE Situationniste. Internationale Situationniste. Édition augmenté. Paris: Fayard, 1997.

JORN, Asger. Pour la forme. Paris: Allia, 2001 [1957].

MITCHELL, W.J.T.. What Do Pictures Want? The Loves and Lives of Images. University of Chicago Press, 2005.

ZACARIAS, Gabriel. Crítica do espetáculo: o pensamento radical de Guy Debord. Elefante, 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Gabriel Ferreira Zacarias