Resumo
A laudatória Ode foi composta pelo escultor português Joaquim Machado de Castro para comemorar a inauguração de sua obra-prima, a estátua equestre do rei D. José I (1775, Lisboa). Embora Machado de Castro continue sendo uma figura proeminente e até mesmo icônica na história da arte portuguesa, este texto tem sido amplamente negligenciado pelos estudiosos. Este artigo analisa a Ode como uma forma de ato performativo e de écfrase, destinada a conduzir o leitor por diferentes camadas de "sentido oculto" incorporadas ao monumento régio por meio de sua descrição verbal.
Referências
AMARAL, Manuel (org.). Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico. Lisboa: João Romano Torres Editor, 1904. E-book. Available from: http://www.arqnet.pt/dicionario/index.html. Accessed on: 30 June 2025.
BARBOSA, Domingos Caldas. Narração dos applausos com que O Juiz do Povo e Casa dos Vinte-Quatro festeja a felicissima Inauguração da Estatua Equestre onde tambem se expõem as allegorias dos Carros, Figuras, e tudo o mais concernente ás ditas Festas. Lisboa: Regia Officina Typografica, 1775.
BAXANDALL, Michael. Patterns of Intention: On the Historical Explanation of Pictures. [S. l.]: Yale University Press, 1987, p. 6-11.
BAXANDALL, Michael. Words for Pictures: Seven Papers on Renaissance Art and Criticism. [S. l.]: Yale University Press, 2011, p. 99-116.
CASTRO, Joaquim Machado de. Analytical Description of the Execution of the Royal Equestrian Statue of His Most Faithful Majesty King Joseph I, by Joaquim Machado de Castro. Translation by Patrícia Delayti Telles; coordinated by Miguel Figueira de Faria. Lisbon: Universidade Autónoma de Lisboa – Autónoma Edições, 2025. Available from: https://doi.org/10.26619/978-989-9002-55-5. Accessed on: 30 June 2025.
CASTRO, Joaquim Machado de. Ao Rei Fidelíssimo D. José I. [S.I.].
CASTRO, Joaquim Machado de. Ao Rei Fidelíssimo D. José I. Nosso Senhor, colocando-se a sua colossal Estatua Equestre, na Praça do Commercio, ODE por Joaquim Machado de Castro, Estatuario da mesma Regia Estatua, e de toda a escultura adjacente. Lisboa: Régia Oficina Tipográfica, 1775.
CASTRO, Joaquim Machado de. Carta que hum afeiçoado ás Artes do Desenho escreve-o a um aluno da Escultura, para o animar à perseverança no seu estudo. 2ª ed. Lisboa: Offic. da Academia R. das Sciencias, 1817.
CASTRO, Joaquim Machado de. Memoria sobre a Estatua Equestre do Senhor Rei D.José I. Jornal de Coimbra, v. II, p. 431-432, 1813.
CASTRO, Joaquim Machado de. Discurso sobre as utilidades do desenho, dedicado à Rainha N. Senhora. Lisboa: na offic. de Antonio Rodrigues Galhardo, impressor do Conselho de Guerra, 1788.
CASTRO, Machado de. Elogia ao sr. Francisco Vieira Lusitano, cavalleiro professo na Ordem de S. Thiago, digníssimo pintor de Sua Magestade Fidelíssima, etc., em um soneto glosado. In: CASTILHO, Júlio de (org.). Amores de Vieira Lusitano. Apontamentos biográficos. Lisboa: [S.I.], 1901.
DIDEROT, Denis. Œuvres complètes. Revues par J. Assézat (et M. Tourneux). [S. l.], 1875.
ESTATUA EQUESTRE. [Lisboa]: [Na Régia Oficina Tipográfica], [1775]. Previously accessible through the "Brasiliana" digital library: http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/03911600. The convolute is currently unavailable.
FALCONET, Etienne. Oeuvres complètes d'Étienne Falconet, adjoint a recteur de la ci-devant Académie de peinture et scuplture de Paris, honoraire de celle de Saint-Pétersbourg, etc. 3rd ed. Paris: Dentu, imprimeur-libraire, 1808.
FARIA, Miguel Figueira de. 6 June, the king’s birthday present: an insight into the history of royal monuments in Portugal at the end of the Ancien Régime. In: CHASTEL-ROUSSEAU, C. (org.). Reading the Royal Monument in Eighteenth-Century Europe. Aldershot: Ashgate, 2011.
FARIA, Miguel Figueira de. O modelo Praça/Monumento Central na evolução urbanística da cidade de Lisboa: Notas sobre Toponímia, Urbanismo e História dos Monumentos Públicos. In: LISBOA ILUMINISTA E O SEU TEMPO, 1994. Actas do Congresso Lisboa iluminista e o seu tempo. Lisboa: Universidade Autónoma de Lisboa, 1997, p. 51-96.
FARIA, Miguel Figueira de. Machado de Castro (1731-1822): estudos. Lisboa: Livros Horizonte, 2008, p. 165-177.
FIGUEIREDO, António Pereira de. O Dia das tres Inaugurações. Breve discurso sobre a Regia função do dia 6 de Junho de 1775, dirigido ao Escellentissimo Conde de Oeiras. Lisboa: Régia Oficina Tipográfica, 1775.
FRANÇA, Jose-Augusto. Lisboa Pombalina e o Iluminismo. 3ª ed. Lisboa: Livraria Bertrand, 1988.
FRANÇA, Jose-Augusto. Prefácio e notas: Descripção analytica da execução da estatua equestre, erigida em Lisboa a gloria do Senhor Rei Fidelissimo D. José I. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1975. E-book. Available from: https://purl.pt/960. Accessed on: 30 jun. 2025.
FREEDBERG, David. The power of images: Studies in the history and theory of response. Chicago: University of Chicago Press, 1989.
FRIED, Michael. Absorption and Theatricality: Painting and Beholder in the Age of Diderot. [S. l.]: University of California Press, 1980.
GUICHARD, Charlotte. Arts libéraux et arts libres à Paris au XVIII e siècle: peintres et sculpteurs entre corporation et Académie royale. Revue d’histoire moderne et contemporaine, v. 49, n. 3, p. 54-68, 2002.
KANTOROWICZ, Ernst Hartwig. The king's two bodies: A study in mediaeval political theology. Princeton, N.J: Princeton University Press, 1997.
LOPES, Belchior. Os ritos fúnebres dos membros da Casa Real portuguesa (séculos XIV-XVII): mudanças e continuidades. História. Revista da FLUP, v. 12, n. 1, p. 10-38, 2023. Available from: https://doi.org/10.21747/0871164X/hist12_1a2. Accessed on: 30 June 2025.
MALATO, Maria Luísa; OLIVEIRA, Fernando Matos. All verses he read about the equestrian statue: power performance and literary audiences. In: FRANCO, José Eduardo; OLIVEIRA, Luiz Eduardo; VOGEL, Christine (org.). Between Nero and Prometheus: Marquis of Pombal and the emergence of party history (18th-21st centuries). Universität Vechta/Theya Editores/Editora Criação, 2022. Available from: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/146116/2/594540.pdf. Accessed on: 30 June 2025.
MARIN, Louis. Portrait of the King. London: Palgrave Macmillan UK, 1988.
MAXWELL, Kenneth. O Terramoto de 1755 e a recuperação urbana sob a influência do Marquês de Pombal. In: O Grande Terramoto de Lisboa. Lisboa: FLAD/Público, 2005. v. 2, p. 109-136.
MAXWELL, Kenneth. Pombal: Paradox of the Enlightenment. Cambridge: Cambridge University Press, 1995; TAVARES, Rui. O pequeno livro do grande terramoto: Ensaio sobre 1755. Lisboa: Edições Tinta-da-china, 2005.
MCCLELLAN, Andrew. The Life and Death of a Royal Monument: Bouchardon's Louis XV. Oxford Art Journal, v. 23, n. 2, p. 1-27, 1 Jan. 2000. Available from: https://doi.org/10.1093/oxartj/23.2.1. Accessed: 10 May 2002.
MCCLELLAN, Andrew. The Life and Death of a Royal Monument: Bouchardon’s Louis XV. Oxford Art Journal, v. 23, n. 2, 2000, p. 18.
MELO, Sebastien-Joseph de Carvalho et. Memoires de Sebastien-Joseph de Carvalho et Melo, comte d'Oeyras, marquis de Pombal, secretaire d'etat et premier ministre du roi de Portugal Joseph I. Lisbonne: chez B. Le Franq., 1784, p. 59.
OLIVEIRA, Eduardo Romero de. O governo protetor: a representação do poder político em cerimoniais régios portugueses (séc. XVIII–XIX). Varia História, v. 22, n. 36, p. 476-493, 2006. Available from: https://www.scielo.br/j/vh/a/YvWhdq5sND6LVkgr8RvTQ4r/. Accessed on: 30 June 2025.
PEREIRA, Ângelo. A inauguraçäo da estátua equestre de el-rei D. José I: narraçäo verídica feita por um jesuíta, testemunha ocular do acontecimento. Lisboa: Labor, 1938.
PEREIRA, José Fernandes. As leituras de Machado de Castro. ArteTeoria, n. 1, p. 7-25, 2000.
PEREIRA, José Fernandes. O barroco do século XVII: transição e mudança. A História de um conceito estilístico. In: PEREIRA, Paulo (org.). História da Arte Portuguesa. 3rd ed. Lisboa: Círculo dos Leitores, 1999, p. 99-107.
PEVSNER, Nikolaus. Academies of art, past and present. New York: Da Capo Press, 1973.
R., A. d. S. Carta ou narração conciza da festividade feita na cidade de Lisboa, na collocação da estatua equestre do nosso fidelissimo monharca com a exposição das figuras, de que se orna a baze, em que descança a mesma estatua. Lisboa: Offic. de Antonio Rodrigues Galhardo, [s.d].
RÉAU, Louis. Étienne-Maurice Falconet. Paris: Demotte, v. 2, 1922.
RÉAU, Louis. Histoire de l'expansion de l'art français; pays scandinaves, Angleterre, Amérique du Nord. Paris: H. Laurens, 1931; LEVEY, Michael. Painting and sculpture in France, 1700-1789. [S. l.]: Yale University Press, 1995.
RIBEIRO, Ana Isabel. The Use of Religion in the Ceremonies and Rituals of Political Power, Portugal, 16th to XVIII centuries. [S. l.]: Edizioni Plus, 2006.
TEIXEIRA, Ivan. O Uraguay e a poética cultural do mecenato pombalino. Floema, v. 1, n. 2, Dec. 2005,.
TEIXEIRA, Ivan. Mecenato pombalino e poesia neoclássica. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 1999, p. 525-527.
TOPOROV, Vladimir. Petersburg text of Russian literature: Selected works. St. Petersburg: Nauka, 2003.
WATELET, Claude-Henri; LÉVESQUE, Pierre-Charles. Dictionnaire des arts de peinture, sculpture et gravure. Paris: L. F. Prault, 1792.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Olga Rusinova