Resumo
Este artigo busca realizar uma ampla pesquisa nas diferentes fontes bibliográficas sobre estudos de políticas públicas, integrando a Itália e seu cenário político, com o objetivo de identificar como o país estabelece relações com modelos de discussão e atuação de políticas. Partindo do contexto político, o texto apresenta uma discussão sobre algumas especificidades do contexto educacional italiano e configurações histórico-culturais particulares que permitem uma maior compreensão da direção tomada das políticas educacionais neste país. O artigo, portanto, permite uma construção de um quadro mais legível da realidade e do contexto local confrontando com uma ampla gama de aspectos relevantes para a pesquisa comparada.Referências
Anderson J. E. (2003). Public Policy Making: An Introduction. Houghton Mifflin Company.
Bennett, C. (1991). What is policy convergence and what causes it? British Journal of Politi-cal Science 21(2), 215–233. https://doi.org/10.1017/S0007123400006116
Bowe, R., Ball, S., & Gold, A. (1992). Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. Routledge.
Capano, G., & Natalini, A. (A cura di). (2020). Le politiche pubbliche in Italia. Il Mulino.
Capano, G., & Terenzi P. (2019). I gruppi di interesse e la legge sulla «Buona Scuola». Ri-vista Italiana di Politiche Pubbliche, (2), 247–276. http://doi.org/10.1483/94321
Capella, A. C. N. (2020). Policy agenda-setting studies: an overview of Brazilian research. Revista De Administração Pública, 54(6), 1498–1512. https://doi.org/10.1590/0034-761220200689x
Caretti P., & Morisi M. (2001). Parlamento e politiche pubbliche. Quaderni costituzionali, (3), 491–522. http://doi.org/10.1439/4878
Cassese, S. (2013). La qualità delle politiche pubbliche, ovvero del metodo nel governare. Il Mulino Rivista trimestrale di cultura e di politica, (3), 411-417. http://doi.org/10.1402/73609
Cerini, G. (2014). Una certa idea di valutazione: Apprendimenti, insegnanti, scuole, siste-ma. Homeless Book.
Ciarini, A., & Giancola, O. (2016). Le politiche educative in Italia: tra spinte esogene, cam-biamenti endogeni e diseguaglianze persistenti. La Rivista delle Politiche Sociali, (2), 61-80. https://iris.uniroma1.it/retrieve/handle/11573/915807/319756/07Ciarini_Giancola.pdf
Cobb, R. W., Ross, J. K., & Ross, M. H. (1976). Agenda Building as a comparative political process. American Political Science Review, 70(1), 126-138. https://doi.org/10.2307/1960328
Dente, B. (1990). Introduzione. In Le politiche pubbliche in Italia. Il Mulino.
Dolowitz, D., & Marsh, D. (1996). Who Learns What from Whom: A Review of the Policy Transfer Literature? Political Studies, 44(2), 343–57 https://doi.org/10.1111/j.14679248.1996.tb00334.x
Dolowitz, D., & Marsh, D. (2000). Learning from Abroad: The Role of Policy Transfer in Con-temporary Policy-Making. Governance, 13(1), 5–24. https://doi.org/10.1111/09521895.00121
Elkins, Z., & Simmons, B. (2005). On Waves, Clusters, and Diffusion: A Conceptual Frame-work. Annals of the American Academy of Political and Social Science, 598(1), 33–51. https://doi.org/10.1177%2F0002716204272516
Featherstone, M. (1995). Undoing Culture: Globalization, Postmodernism and Identity. Sage Publications.
Ferratini P. (2008). Tante riforme, nessuna Riforma. Il Mulino, (2), 267–275. https://doi.org/10.1402/26415
George, A. & Bennett, A. (2005). Case Studies and Theory Development in the Social Sciences. MIT Press.
Held, D., & McGrew, A. (1993). Globalization and the liberal Democratic State. Government and Opposition, 28(2), 261–285. https://doi.org/10.1111/j.1477-7053.1993.tb01281.x
Holzinger, K., & Knill, C. (2005). Causes and conditions of cross-national policy-convergence. Journal of European Public Policy, 12(5), 775–796. https://doi.org/10.1080/13501760500161357
Howlett, M., & Ramesh, M. (2003). Come studiare le politiche pubbliche. Il Mulino.
Jenkins, W. I. (1978). Policy Analysis: A Political and Organizational Perspective. Martin Robertson.
Kingdon, J. (2003). Agendas, Alternatives, and Public Policies (3th ed.). Harper Collins.
La Spina, A. (2020). Politiche pubbliche. Analisi e valutazione. Il Mulino.
Lindblom, C. E. (1959). The Science of “Muddling Through”. Public Administration Review, 19(2), 79–88. https://doi.org/10.2307/973677
Lindblom, C. E. (1979). Still Muddling, Not Yet Through. Public Administration Review, 39(6), 517–526. https://doi.org/10.2307/976178
Lynn, L. E. (1980). Designing public policy: a casebook on the role of policy analysis. Goodyear.
Mainardes, J. (2006). Abordagem do Ciclo de Políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, 27(94), 47- 69. https://doi.org/10.1590/S010173302006000100003
Mainardes, J. (2008). A abordagem do ciclo de políticas: explorando alguns desafios da sua utilização no campo da Política Educacional. Jornal de Políticas Educacionais, 12(16). http://10.0.21.4/jpe.v12i0.59217
Martini A., & Sisti M. (2009). Valutare il successo delle politiche pubbliche. Il Mulino.
Mead, L. M. (1995). Public policy: vision, potential, limits. Policy Currents, 59, 1–4.
Mincu M. (2020). Sistemi Scolastici nel mondo globale. Educazione comparata e politiche educative. Mondadori.
Mincu, M., & Chiosso, G. (2009). Imagined globalisation in Italian education: Discourse an-daction in initial teacher training. In T. Tatto & M. Mincu (Eds.), Reforming teaching and learning.Comparative perspectives in a global era (pp. 23–39). Sense Pub. https://doi.org/10.1163/9789460910340_004
Morlino, L., & Tarchi, M. (1996). The dissatisfied society: The roots of political change in Ita-ly. European Journal of Political Research, 30(1), 41-63. https://doi.org/10.1111/j.1475765.1996.tb00667.x
Peters, B. G. (1986). American Public Policy. Chatham House.
Pieterse, J. N. (1994). Globalisation as Hybridisation. International Sociology, 9(2), 161–184. https://doi.org/10.1177/026858094009002003
Pressman J. L., & Wildavsky, A. B. (1973). Implementation: How Great Expectations in Wa-shington Are Dashed in Oakland. University of California Press.
Regonini, G. (1989). Lo studio delle politiche pubbliche. In A. Panebianco (a cura di), L'ana-lisi della politica (pp. 491–516). Il Mulino.
Regonini, G. (2001). Capire le politiche pubbliche. Il Mulino.
Robertson, R. (1995). Glocalization: Time-Space and Homogeneity-Heterogeneity. In M. Featherstone, S. Lash, & R. Robertson (Eds.), Global Modernities (pp. 25-44). Sage Publications.
Rose, N. (1993). Government, authority and expertise in advanced liberalism. Economy and Society, 22(3), 283–299. https://doi.org/10.1080/03085149300000019
Sisti, M. (2007). Fare leggi o valutare politiche? L’esperienza di progetto Capire tra vincoli ed opportunità. Federalismi.it Rivista di diritto pubblico italiano, comunitario e compa-rato, (13), 1–9. https://bit.ly/3HgJ8is
Stame, N. (1998). Evaluation in Italy: Experience and Prospects. Evaluation, 4(1), 91–103. https://doi.org/10.1177%2F13563899822208419
Zahariadis, N. (Ed.). (2016). Handbook of public policy agenda setting. Edward Elgar. https://doi.org/10.4337/9781784715922

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 José Henrique Arzani, Celia Smarjassi
