Banner Portal
A guerra pintada de José María Espinosa Prieto: A série sobre a Campanha do Sul (1845-1860)
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

José María Espinosa
Campanha do Sul
Antonio Nariño
Guerras de Independência
Iconografia de Batalhas
Batalhas e Ações
Alto Palacé
Calibío
Juanambú
Tacines
Ejidos de Pasto
Llano de Santa Lucía
Rio Palo
Cuchilla del Tambo

Como Citar

CHICANGANA-BAYONA, Yobenj Aucardo. A guerra pintada de José María Espinosa Prieto: A série sobre a Campanha do Sul (1845-1860). Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 17, p. 65–86, 2021. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15368. Acesso em: 15 out. 2025.

Resumo

Este artigo aborda o estudo de uma das novas temáticas da pintura republicana depois da independência: a representação de batalhas. Especificamente, se analisa a série de oito pinturas dedicadas às batalhas e ações da Campanha do Sul (1813-1816), pintadas por José María Espinosa Prieto (1796-1883) e compradas pelo governo de Manuel Murillo Toro durante seu segundo período (1872-1874). Estas oito pinturas se destacam pelo fato de que seu autor, o pintor Espinosa, participou pessoalmente das batalhas como porta-bandeira de Antonio Nariño, e deixou registros delas em suas memórias (1876) sobre os anos da guerra de Independência. O presente texto analisa a emergência de se representar as ações bélicas, as dificuldades e os desafios da pintura na segunda metade do século 19, como parte da urgência de se construir uma identidade, sentimentos patrióticos e de legitimar a República e seus notáveis e governantes.

PDF (Espanhol)

Referências

BARNEY-CABRERA, Eugenio, “Las Batallas y los héroes de Espinosa”, Arte en Colômbia Nº 5, Bogotá, Agosto-Octubre, 1977.

BARNEY-CABRERA, Eugenio. “Manifestaciones artísticas en tempos revueltos”, Historia del Arte Colombiano. Volumen IX, Bogotá, Salvat, 1975.

CALDERÓN SCHRADER, Camilo. “La pintura histórica em Colômbia”, Boletín de Historia y Antigüedades, Vol. LXXXVIII – N° 814, 2001.

CEBALLOS, Diana Luz, “Iconografía y guerras civiles en la Colômbia del siglo 19: una mirada a la representación”.

CHICANGANA-BAYONA, Yobenj Aucardo. La Independencia en el Arte y el Arte en la Independencia. Colección Bicentenario, Bogotá, Ministério de Educación Nacional, 2009.

CHICANGANA-BAYONA, Yobenj Aucardo. “Héroes, alegorias y batallas 1819-1880. Una tipologia de pinturas sobre la independência”.

DE CERTEAU, Michel. La escritura de la Historia, México, Universidad Iberoamericana, 2006.

ESPINOSA PRIETO, José María. Memorias de un Abanderado. Bogotá: Colseguros, 1997, Apéndice.

GONZÁLEZ, Beatriz, José María Espinosa: alferes da arte no século 19, Bogotá, Museo Nacional/ Banco de la República/ El Ancora, 1998.

KRAUZE, Enrique. La Presencia del Pasado, México, BBVA, Bancomer, FCE, 2005.

LOMNÉ, Georges, “Del Reino a la Nación: La invención del território colombiano”, Revista Aleph, No 112, eneromarzo, 2000.

ORTIZ MESA, Luis Javier et al, Ganarse el cielo defendiendo la religión: Guerras civiles en Colômbia, 1840-1902, Medellín, Universidad Nacional de Colômbia, 2005.

RAMÍREZ, Renzo & GONZÁLEZ, Susana & CHICANGANA-BAYONA, Yobenj Aucardo, Historia, trabajo, sociedade y cultura. Ensayos interdisciplinarios Vol. 1, Medellín, La Carreta Editores, 2008.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura