Resumo
O artigo comenta a obra do artista sueco Dick Bengtsson (1936-1989) que, partindo de uma posição marginal no contexto artístico de seu país, trabalhava criticamente em suas pinturas as imbricações entre entre os ideais da arte moderna, do nazi-fascismo e da publicidade. Relaciona-se, aqui, seu modo de trabalho, que incluía a inserção de símbolos polêmicos e provocadores como a suástica e a fabricação de uma pátina de aspecto deteriorado em suas telas, com as obras de Robert Rauschenberg e Marcel Duchamp.
Referências
ARINGER, Karin. Sommaren 1941 (The Summer of 1941): Work by Dick Bengtsson at Contemporary Art & Design. Bukowskis, 11 abr. 2020. Disponível em: https:bukowskis.com/en/news/1794?from_language=fi. Acesso em 20 maio 2024.
BUCHLOH, Benjamin. Allegorical Procedures: Appropriation and Montage in Contemporary Art. Artforum, v. 21, n. 1, set. 1982.. Disponível em: https://www.artforum.com/features/allegorical-procedures-appropriation-and-montage-in-contemporary-art-208272/. Acesso em: 30 jun. 2025.
CASTENFORS, Mårten. Why did Dick Bengtsson paint swastikas?. 2006. Disponível em: http://modernamuseet.se/stockholm/en/exhibitions/dick-bengtsson/why-did-dick-bengtsson-paint-swastikas/. Acesso em 10 jun. 2024.
DAMISCH, Hubert. Fenêtre jaune cadmium ou les dessous de la peinture. Paris: Éditions du Seuil, 1984.
DE DUVE, Thierry. The Readymade and the Tube of Paint. Artforum, v. 24, n. 9, maio 1986. Disponível em: https://www.artforum.com/print/198605/the-readymade-and-the-tube-of-paint-35050. Acesso em 16 abr. 2024.
GRIFFIN, Rachael. Artforum, v. 3, n. 3, dez. 1964. Disponível em: http://artforum.com/features/the-portland-art-museum-arranges-the-swedish-masters-first-american-retrospective-212001/. Acesso em 14 maio 2025.
NORING, Ann-Sofi (org.). Mamma Andersson. Göttingen: Steidl, 2007; ANDERSSON, Karin Mamma. A voyage inside a frame. Disponível em: http://modernamuseet.se/stockholm/en/exhibitions/dick-bengtsson/text-by-karin-mamma-andersson/. Acesso em 10 jun. 2024.
STEINBERG, Leo. Outros Critérios. In: Outros Critérios – confrontos com a arte do século XX. Trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.
WILLEMS, Simon. Forging reality: Surface and reductionism in the work of Dick Bengtsson. Journal of Contemporary Painting, v. 5, n. 2, 2019.
WILLEMS, Simon. Forging reality: Surface and reductionism in the work of Dick Bengtsson. Journal of Contemporary Painting, v. 5, n. 2, 2019.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Paula Mermelstein Costa