Resumo
A partir do cotejamento de dados a respeito da presença de mulheres artistas no Museu de Arte Moderna de Nova York e da aquisição de obras de artistas brasileiros pela mesma instituição, este artigo discute a trajetória da obra de Lucy Citti Ferreira (São Paulo, 1911 - Paris, 2008), adquirida pelo MoMA em 1942 e, em seguida, reflete a respeito das ambivalências relacionadas à falta de reconhecimento da artista, ainda pouco conhecida do público brasileiro e internacional, para além de sua atuação enquanto modelo de Lasar Segall.
Referências
BARROS, Regina Teixeira de. O legado de Lucy Citti Ferreira. In: Lucy Citti Ferreira. Catálogo de exposição (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 15 jun. 2013 - 19 out. 2013). São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2013.
BOWNESS, Alain. The Conditions of Success: How the Modern Artist Rises to Fame. Londres: Thames and Hudson, 1990.
CANDIDO, Antonio. A Revolução de 1930 e a Cultura. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, v. 2, 4, p. 27-36, abril 1984.
CHIARELLI, Tadeu. O Novecento e a Arte Brasileira. Revista Italianística, n. 3, p. 109-134, 1995.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. A Formação da Coleção Latino-Americana do Museu de Arte Moderna de Nova York: cultura e política (1931-1943). Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016, p. 40. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-09122016-152003/pt-br.php. Acesso em: 1 jul. 2025.
CUNHA, Olívia Maria Gomes da. Sua alma em sua palma: identificando “raça” e inventando a nação. In: PANDOLFI, Dulce. Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999, p. 262.
DUNCAN, Carol. The modern art museum: it’s a man’s world. In: Civilizing Rituals: inside public art museums. New York: Routledge, 1995.
DUNCAN, Carol; WALLACH, Alan. The Museum of Modern Art as Late Capitalist Ritual: An Iconographic Analysis. Marxist Perspectives, n. 4, 1978.
FABRIS, Annateresa. Portinari, pintor social. São Paulo: Perspectiva, 1990.
FERREIRA, Lucy Citti. “Sou jovem, estudo, procuro, luto…”. Bellas Artes, Rio de Janeiro, n. 28, set. 1937.
HEINICH, Natalie. Le triple jeu de l’art contemporain: sociologie des arts plastiques. Paris: Les Éditions de Minuit, 1998.
JOÃO DAS ARTES. 1º Salão de Maio. Bellas Artes, Rio de Janeiro, n. 26-27, ago. 1937.
LOURENÇO, Maria Cecília França. Operários da Modernidade. São Paulo: Hucitec/EDUSP, 1995, p. 35.
MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Classicismo Moderno: Margherita Sarfatti e a Pintura Italiana no Acervo do MAC USP. São Paulo: Alameda, 2017.
MARTINS, Luis. Em S. Paulo com Lucy Citti Ferreira. Vamos Lêr!, 14 mar. 1940, p. 17-20.
NASTARI, Danielle Misua. A gênese da coleção de arte brasileira do MoMA: a década de 1940, Portinari e artistas seguintes. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-07032017-102630/pt-br.php. Acesso em: 1 jul. 2025.
PERRY, Gill. Women Artists and the Parisian Avant-Garde: 1900 to the late 1920s. Manchester: University Press, 1995.
POLLOCK, Griselda. The missing future: MoMA and modern women. In: SCHWARTZ, Alexandra (org.). Modern women: women artists at the Museum of Modern Art. New Tork: The Museum of Modern Art, 2010.
POLLOCK, Griselda. Vision and Difference. Routledge: London, 1988.
ROJZMAN, Nuria Peist. El proceso de consagración en el arte moderno: trayectorias artísticas y círculos de reconocimiento. Materia, n. 5, p. 17-43, 2005.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Modernas em museus: uma consagração tardia. In: PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André (org.). História das mulheres, histórias feministas. Vol. 2 - Antologia. São Paulo: MASP, 2019.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Mulheres artistas: nos salões e em toda parte. São Paulo: Galeria Arte132, 2022.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Mulheres modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2022.
THE MUSEUM OF MODERN ART ARCHIVES. Lincoln Kirstein Papers, Série I, pasta G, mai-jun. 1942 apud
TOLEDO, Carolina Rossetti de. As doações Nelson Rockefeller no acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte), – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-29012016-105805/pt-br.php. Acesso em: 1 jul. 2025.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Configurações Sophia Faustino Freiria de Sousa