Banner Portal
Aplicação da robótica alternativa e a experimentação do laboratório remoto virtual de robótica alternativa - labRVRA
PDF

Palavras-chave

Róbotica educacional alternativa
Maker
Gamificação
Sustentabilidade

Como Citar

SOUZA, Elender Keuly de; DIAS, Klenilmar Lopes. Aplicação da robótica alternativa e a experimentação do laboratório remoto virtual de robótica alternativa - labRVRA. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. 1–4, 2024. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18542. Acesso em: 7 dez. 2025.

Resumo

A Robótica Educacional (RE) se integra ao currículo, promovendo tecnologia, inclusão e integração social. Desenvolvida por Seymour Papert nos anos 1960, baseada na Teoria Construtivista de Jean Piaget, a RE enfrenta desafios de acessibilidade devido aos custos elevados de kits educacionais. Alternativas, como a robótica com sucata eletrônica, surgem como soluções econômicas e sustentáveis. A promoção de metodologias (Cri)ativas, com foco na participação ativa dos alunos, busca uma educação holística. Nesse contexto, a dissertação expande as possibilidades da RE com o LabRVRA, um Laboratório Remoto Virtual de Robótica Alternativa construído com sucata eletrônica, democratizando o acesso a práticas inovadoras de forma remota e virtual, replicando ambientes tradicionais de robótica educacional de maneira acessível e consciente.

PDF

Referências

CHIN, Kai-Yi; HONG, Zeng-Wei; CHEN, Yen-Lin. Impact of using an educational robot-based learning system on students’ motivation in elementary education. IEEE Transactions on learning technologies, v. 7, n. 4, p. 333-345, 2014. DOI: doi.org/10.1109/TLT.2014.2346756. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/6875949. Acesso em: 01 jun. 2024.

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias Inov-Ativas. 2. ed. São Paulo: Saraiva Educação SA, 2023.

OLIVEIRA, Denilton Silveira; GARCIA, Luciane Terra dos Santos; GONÇALVES, Luiz Marcos Garcia. A Survey on Continuing Education of Teachers in Educational Robotics. In: LATIN AMERICAN ROBOTICS SYMPOSIUM (LARS), 2021, BRAZILIAN SYMPOSIUM ON ROBOTICS (SBR), 2021, WORKSHOP ON ROBOTICS IN EDUCATION (WRE), 2021, Natal. Anais… p. 348-353. DOI: 10.1109/LARS/SBR/WRE54079.2021.960536. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/9605366/. Acesso em: 01 jun. 2024.

SANCHIS, Isabelle de Paiva; MAHFOUD, Miguel. Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação, v. 4, n. 1, p. 18-33, 2010. DOI: https://doi.org/10.14244/%2519827199120. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/120. Acesso em: 20 nov. 2023.

SOUZA, Elender Keuly de. Aplicação da robótica alternativa e a experimentação do laboratório remoto virtual de robótica alternativa – labRVRA. Orientador: Klenilmar Lopes Dias. 2023. 88f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Santana, 2023. Disponível em: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/787. Acesso em: 05 fev. 2024.

ZHANG, Yanjun; LOU, Ronghua; ZHU, Yijin; YIN, Yuan. Educational robots improve K-12 students’ computational thinking and STEM attitudes: Systematic review. Journal of Educational Computing Research, v. 59, n. 7, p. 1450-1481, 2021. DOI: doi.org/10.1177/0735633121994070. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/epub/10.1177/0735633121994070. Acesso em: 01 jun. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Elender Keuly de Souza, Klenilmar Lopes Dias

Downloads

Download data is not yet available.