Resumo
O presente artigo descreve um relato de experiência de aplicação de oficinas de Scratch nas aulas de Ciências, proporcionada a uma turma de 15 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Farroupilha/RS, visando estimular o Pensamento Computacional (PC). Utilizou-se uma metodologia qualitativa, observações, criação de repositório de projetos e aplicação de questionário aos participantes. As atividades práticas foram projetadas para proporcionar uma abordagem dinâmica e interativa, promovendo a conexão entre conceitos científicos e habilidades de programação. Observou-se um impacto positivo, não apenas no desenvolvimento do Pensamento Computacional, mas também na compreensão mais profunda dos temas científicos abordados. Ao fim do estudo, conclui-se que a utilização de Scratch enriqueceu a experiência do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, revelando-se uma ferramenta pedagógica eficaz ao mesmo tempo que promoveu o PC através da programação.
Referências
BBC LEARNING. Learning computing for kids: beginner coding resources. 2015. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/bitesize/guides/zp92mp3/revision/1. Acesso em: 5 jan. 2024.
BLIKSTEIN, P. Travels in Troy with Freire: Technology as an Agent for Emancipation. 2008. Doctoral dissertation - Northwestern University, School of Education and Social Policy, Evanston, IL, 2008. Disponível em: https://tltlab.org/wp-content/uploads/2019/02/2008.Book-B.Travels.pdf. Acesso em: 29 jan. 2024.
BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Orientador: Dante Augusto Couto Barone. 2017. 226 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia educacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172208. Acesso em: 30 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 jan. 2024.
CERUZZI, P. E. A History of Modern Computing. Cambridge, MA: MIT Press, 2003.
CODE.ORG. About us. 2016. Disponível em: https://code.org/about. Acesso em: 5 fev. 2024.
GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
HODGES, A. Alan Turing: The Enigma. New York: Simon and Schuster, 1983.
KAFAI, Y. B.; BURKE, Q. Constructionist gaming: understanding the benefits of making games for learning. Educational Psychologist, v. 50, n. 2, p. 313-334, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4784508/. Acesso em: 10 out. 2023.
LISBÔA, E. S.; COUTINHO, C. P. O Processo da Comunicação na Sociedade da Informação em Busca de um Referencial Teórico. In: J. B. Bottentuit Junior, & C. P. Coutinho (Org.). Educação On-line, Curitiba, PR: CRV Editora, 2012, p. 41-61.
LIUKAS, L. Hello Ruby: adventures in coding. New York: Feiwel & Friends, 2015.
MALONEY, J. H.; RESNICK, M.; RUSK, N.; SILVERMAN, B.; EASTMOND, E. (2004). Scratch: a sneak preview. In: SECOND INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATING, CONNECTING, AND COLLABORATING THROUGH COMPUTING, 2004, Kyoto. Proceedings… Kyoto, Japan: 2004. p. 104-109. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/1314376. Acesso em: 10 out. 2023.
MIT NEWS. Professor Emeritus Seymour Papert, pioneer of constructionist learning, dies at 88. Cambridge, Massachusetts, 2016. Disponível em: https://news.mit.edu/2016/seymour-papert-pioneer-of-constructionist-learning-dies-0801. Acesso em:15 out. de 2023.
NUNES, D. J. Ciência da Computação na Educação Básica. Jornal da Ciência, n. 4340, 09 set. 2011. Disponível em: http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/12-ciencia-da-computacao-na-educacao-basica/. Acesso em: 16 out. 2023.
PAPERT, S. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. New York: Basic Books, 1980.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.
RESNICK, M. Scratch: Programming for All. Cambridge, MA: Lifelong Kindergarten Group, MIT Media Lab, 2009.
SCRATCH. Scratch for Parents, 2023. Disponível em: https://scratch.mit.edu/parents. Acessado em: 23 dez. 2023.
SENTANCE, S., CSIZMADIA, A. Computing in the curriculum: challenges and strategies from a teacher’s perspective. Educ Inf Technol, v. 22, p. 469–495, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-016-9482-0. Acesso em: 10 out. 2023.
TABESH, A. Pattern Recognition and Problem Solving. Boston: Academic Press, 2017.
VALENTE, J. A. Tecnologias na Educação: dos paradigmas às práticas. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.Disponível em: https://doi.org/10.1145/1118178.1118215. Acesso em: 24 dez. 2023.
WING, J. M. Computational thinking: What and why? The Link Magazine, v. 8, n. 1, p. 27-30, 2010.Disponível em: http://www.cs.cmu.edu/~CompThink/papers/TheLinkWing.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Magdalena Dal Ponte Ceratti, Márcia Finimundi Nóbile