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30 anos de evolução : a trajetória da unidade auxiliar Centro Jurídico Social na Formação de Alunos dos cursos de Direito e Serviço Social
Capa do Eixo 2 sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
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Palavras-chave

Direitos humanos

Categorias

Como Citar

LOPES, Maria Bernadete Saldanha; VERONEZ, Leliana Fritz Siqueira. 30 anos de evolução : a trajetória da unidade auxiliar Centro Jurídico Social na Formação de Alunos dos cursos de Direito e Serviço Social. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023118, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5087. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5087. Acesso em: 19 out. 2025.

Resumo

Introdução: A Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social (CJS) foi criada em 1992 em conjunto com professores do curso de Direito e de Serviço Social, com o propósito de oferecer estágios para estudantes dessas áreas. Objetivo: A Unidade busca a formação integral dos alunos, promovendo atendimentos interdisciplinares e envolvendo na supervisão, servidores de ambos os cursos. Isso proporciona aos estagiários experiência e capacitação, aliando a teoria aprendida na graduação, à prática, nos atendimentos sociojurídicos às pessoas carentes, na elaboração de relatórios sociais, visitas domiciliares, redação de petições, participações em audiências, eventos, elaboração de artigos científicos e outros, sob supervisão. Metodologia: A metodologia é empírica, permitindo aos estagiários desenvolver habilidades práticas, na resolução dos litígios e fazer encaminhamentos. Resultados: Ao longo dos anos, a Unidade evoluiu, desenvolvendo projetos como o "Caminho da Justiça", e o "Laboratório Sociojuridico" (Labjus) que oferece atividades práticas e formação em Serviço Social (Labesp) e Práticas Jurídica (Laept) além de incentivar e disponibilizar arquivos para pesquisa acadêmica. Conclusão: A Unidade Auxiliar CJS abrange os pilares do ensino, pesquisa e extensão, proporcionando formação de alta qualidade aos alunos e promovendo o acesso da comunidade à justiça. Sua abordagem interdisciplinar e atendimento amplo são características distintivas que beneficiam tanto os estudantes quanto a sociedade em geral.

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Referências

ALVES, Elizabete Lanzoni. A docência e a interdisciplinaridade: um desafio pedagógico. In: COLAÇO, Thaiz Luiza (org.) Aprendendo a ensinar o direito. Florianópolis: OAB-SC, 2006. p.98-117.

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Copyright (c) 2023 Maria Bernadete Saldanha Lopes, Leliana Fritz Siqueira Veronez (Autor)