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O modelo curricular do curso de graduação em odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP
Capa do Eixo 2, sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
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Palavras-chave

Modelo curricular
Odontologia
Interdisciplinaridade

Categorias

Como Citar

OLIVEIRA, Ivone Emilia de; BOLDRIN, Priscilla Zuzzi. O modelo curricular do curso de graduação em odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023027, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5184. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5184. Acesso em: 20 out. 2025.

Resumo

Introdução: O modelo de ensino tradicional fragmenta os conteúdos curriculares em disciplinas independentes, levando a uma desconexão entre os temas e uma abordagem passiva por parte dos alunos. No entanto, a FOP/UNICAMP adota um modelo inovador que visa superar essa abordagem. Seu curso de graduação em Odontologia adota uma abordagem modular, interdisciplinar e interdepartamental, buscando integrar o conhecimento teórico à prática clínica.  Objetivo: Contribuir para fomentar discussões a respeito da melhoria do processo de construção do conhecimento dos cursos de graduação. Metodologia: Foram realizadas diversas reuniões e discussões com os docentes de todas as áreas do curso auxiliados pela assessoria pedagógica da faculdade. Por parte dos docentes, duas vezes ao ano (em maio e outubro) são feitas discussões sobre o curso dos mais variados temas a fim de verificar possíveis pontos a serem melhorados. E, por parte dos alunos, o feedback é colhido ao final de cada semestre, por meio das avaliações de disciplinas. Resultados: Melhoria do processo de ensino e aprendizagem, efetiva interdisciplinaridade e otimização de recursos materiais e humanos, que culmina numa maior qualidade de formação de nossos egressos. Propiciou a flexibilização e a adaptação do currículo a novas necessidades, agrupando temáticas afins nos momentos mais apropriados. Conclusão: Evitou a duplicação de recursos (humanos e materiais) para os mesmos fins, repetições desnecessárias e diferentes filosofias de ensino e de trabalho, integração multidisciplinar mais efetiva. Favoreceu ao aluno uma aprendizagem mais significativa e uma visão global de sua formação, enfatizando a formação humanística e a integração multiprofissional em saúde.

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Referências

TEIXEIRA, Sabrina Anacleto; GARCIA, Carlos Eduardo Nunes; FERREIRA, Flávia Marina Moreira; SALES, Izabella Fátima Oliveira de; FERREIRA, Leonardo Gonçalves. Interdisciplinaridade na prática: uma possibilidade de ensino e aprendizagem baseada em novos letramentos. Revista Educação Pública, v. 21, nº 11, 30 de março de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/11/interdisciplinaridade-na-pratica-uma-possibilidade-de-ensino-e-aprendizagem-baseada-em-novos-letramentos

PEREIRA JUNIOR, Antônio; BISPO, Carlos José Capela; PONTES, Altem Nascimento. Interdisciplinaridade no âmbito do ensino superior. Revista Ibero-americana de estudos em educação, v. 17, nº ESP.1, março de 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15644

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Copyright (c) 2023 Ivone Emilia de Oliveira, Priscilla Zuzzi Boldrin (Autor)